Nova Prata: história local, educação patrimonial e ensino de história
Date
2021-08-20Author
Vacca, Cassiano Miglia
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente dissertação aborda a interrelação entre Ensino de História, História Local e Patrimônio Cultural. O cenário escolhido é o município de Nova Prata/RS. O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul ? Mestrado Profissional em História, tendo como linha de pesquisa as Linguagens e Cultura no Ensino de História. O estudo partiu de uma problemática cotidiana, percebida no contexto escolar, em convívio com professores, estudantes e com a própria comunidades pratense: qual a importância da Educação Patrimonial e da História Local no Ensino de História das escolas de Nova Prata para a constituição da identidade, da memória e da consciência histórica? Tem como objetivo contribuir, partindo da relevância da História Local e da Educação Patrimonial no Ensino de História, para a promoção de práticas docentes voltadas para a construção da identidade e das memórias locais no contexto escolar. A pesquisa é qualitativa e apresenta a revisão da literatura como uma ferramenta metodológica. Partindo da revisão bibliográfica e da relevância da temática para a comunidade escolar pratense, optou-se pela elaboração de uma oficina em Educação Patrimonial para professores da rede pública municipal. Com a oficina, se busca potencializar o trabalho do professor que, a partir dos conhecimentos e experiências vivenciadas nessa iniciativa, abordaria a temática na sala de aula com possibilidades ampliadas, sobretudo no que tange à adaptação às realidades locais dos alunos. A oficina apresenta roteiro envolvendo lugares que fazem parte do inventário arquitetônico da cidade abordados a partir de três eixos temáticos: Nova Prata: Administração e Poder; Nova Prata: Educação e Cultura; e Nova Prata: Manifestação Religiosa. Os resultados obtidos sinalizam que a Educação Patrimonial e a História Local no Ensino de História convergem para um trabalho pedagógico em consonância com o contexto da comunidade escolar, ampliando as possibilidades significativas de construção dos saberes históricos a partir de uma visão crítica, criativa e reflexiva voltada à compreensão da própria realidade contextual. Em síntese, reconhecer e se apropriar de forma consciente do próprio Patrimônio, o vendo enquanto parte integrante de sua própria História e da constituição da própria identidade, se torna um exercício de cidadania e de fortalecimento cultural para os envolvidos no processo educativo. Por fim, cabe destacar a certeza de que o estudo não é conclusivo e possibilita novas abordagens. [resumo fornecido pelo autor]