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O regional na comunicação publicitária : o posicionamento identitário da marca Polar

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Dissertacao Aline Gambin.pdf (5.228Mb)
Datum
2015-02-09
Autor
Gambin, Aline
Orientador
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
Metadata
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Zusammenfassung
Norteada pelas pesquisas no domínio da Linguística Cognitiva e da Comunicação Social, esta dissertação, de cunho interdisciplinar, objetiva responder ao seguinte questionamento: o que o case da cerveja Polar revela sobre a conceptualização de REGIONAL, através do discurso publicitário e pelo emprego de expressões multimodais de caráter metafórico e metonímico? A proposição que orienta essa pesquisa, na relação com o problema formulado, é que a linguagem multimodal explora uma construção estereotipada de gaúcho na produção das peças publicitárias da marca Polar. Especificamente, visa-se identificar como o modelo cultural do GAÚCHO é utilizado através da linguagem multimodal para posicionar a marca Polar e, com isso, criar vínculos emocionais com os consumidores. Para a corroboração da proposição, montou-se o case da marca Polar servindo-se do método de estudo de caso, formando-se corpora constituídos por três categorias de corpus, quais sejam: três peças publicitárias de mídia impressa, três peças de mídia digital e três vídeos. Como referencial teórico para sustentar essas análises, optou-se por Tavares (1998), Martins (1999; 2006), Pinho (1996), Aaker (2001), Aaker e Joachimsthaler (2002), Torres (2010) e Gobé (2002) para o estudo das marcas emocionais; Lakoff (1980; 1987), Forceville e Urios Aparisi (2009), Forceville (1996; 2009), Koller (2009) e Feltes (2007) para o estudo de metáforas e metonímias conceptuais; e Holland e Quinn (1987), D’Andrade (1987), Quinn (1987; 1997), Strauss e Quinn (1997) para o estudo de modelos culturais. A análise dos corpora revela que (a) as peças midiáticas servem-se amplamente da multimodalidade da linguagem, com ênfase em metáforas e metonímias verbais e não verbais; e (b) os produtores das mídias operam sobre um modelo cultural REGIONAL GAÚCHO de caráter ad hoc, produzindo uma representação conceptual mesclada por elementos de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, construída para a consecução dos propósitos específicos de suas campanhas de propaganda.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/868
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [212]

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