Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
Mostra/ Apri
Data
2021-07-20Autore
Peroni, Natália Fabro
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor]