Análise semiótica de três obras sacras do compositor Nestor Wennholz
Fecha
2021-04-01Autor
Zatta, Michel Fernando
Orientador
Porto, Patrícia Pereira
Metadatos
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Nesta pesquisa procura dar uma contribuição à compreensão do processo de construção da identidade e da significação musical, partindo do diálogo entre a etnomusicologia com as ciências sociais, fazendo uma ponte com a semiótica de Peirce e Turino, para, enfim, descobrir a identidade musical e uma possível personalidade composicional do músico gaúcho Nestor Miguel Wennholz, tendo como objeto de análise algumas de suas obras sacras para coro misto à capella, A partir de nossa investigação descobrimos que a construção da identidade musical é um processo contínuo, aberto, dinâmico e criativo e nunca se encerra em si mesmo, pois está intimamente ligada à dinamicidade cultural e de suas expressões. Como método para análise musical, as ferramentas da semiótica nos permitiram compreender melhor a especificidade das linguagens, intra e extra musicais, permitindo-nos estabelecer paralelos que vão além dos signos musicais e que nos permitiram conhecer profundamente os processos lógicos de sua criação musical. Por fim, percebemos que Nestor Wennholz, que viveu no século XX, soube adaptar elementos musicais de outras épocas ao tempo presente, atualizando-as, sem permitir que nenhum elemento perdesse sua essência. [resumo fornecido pelo autor]