Ensino de composição e produção musical com celulares smartphone: uma estratégia metodológica
Datum
2021-05-22Autor
Borges, Bruno da Silva
Orientador
Rocha, Alexandre Fritzen da
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Os celulares smartphones estão cada vez mais presentes em metodologias contemporâneas de ensino. No âmbito da educação musical, essas ferramentas tecnológicas podem ser bastante proveitosas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar possibilidades e estratégias de ensino da criação e produção musical com o celular. Os objetivos específicos incluem averiguar processos de utilização de celulares smartphone em produções musicais, pesquisar aplicativos de gravação e edição de som com instrumentos virtuais para o celular, explorar processos metodológicos sobre a utilização de aplicativos para celulares smartphone na produção musical, elaborar uma metodologia de ensino e aplicá-la em uma participante. A metodologia desenvolvida para este trabalho foi levantar dados bibliográficos sobre a utilização de celulares na educação e em produções musicais. Posteriormente foi desenvolvida uma proposta metodológica de composição musical com o smartphone, que foi testada em uma participante e discutida em uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que nesta pesquisa e com esta participante em específico foi possível criar e ensinar música com o smartphone, posto que a maioria desses dispositivos possui capacidades técnicas que viabilizam sua utilização em aula. Ademais, a participante demonstrou ter desenvolvido conhecimentos suficientes para criar outras músicas posteriormente, além de relatar sua satisfação com o aplicativo utilizado. Conclui-se com esta pesquisa que além de uma ferramenta de apoio, o celular tem potencial para ser um meio predominante de ensino de composição e produção musical, mas são necessários mais estudos sobre sua utilização, principalmente em contextos com maior número de participantes e com um recorte temporal ampliado. [resumo fornecido pelo autor]