Investimentos em recursos para a vantagem competitiva : uma análise da criação e distribuição de valor na vinícola Salton
Datum
2015-02-24Autor
Domingues, Joél Borges
Orientador
Fensterseifer, Jaime Evaldo
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A competição, dentro do ambiente de práticas industriais, é um fenômeno social que emerge das necessidades de uma organização em permanecer ativa no mercado que está inserida. A permanência e a continuidade de suas práticas dependem, sob o ponto de vista competitivo, da capacidade de gerar resultados econômicos satisfatórios, que, por sua vez, estão relacionados intrinsicamente com a forma em que a organização escolhe e aplica os recursos disponíveis em sua estrutura operacional. Em um ambiente competitivo, o resultado econômico é consequência de vantagens adquiridas pela forma em que ela, a organização, executa suas atividades operacionais, que pode ser analisado e comparado com os resultados auferidos pelos demais concorrentes. Este evento é percebido quando ocorre um desempenho mais eficiente na execução dos processos transformadores de recursos em bens de consumo. O melhor desempenho operacional de uma organização cria mais valor, que é parcialmente transferido para os consumidores através de benefícios, distribuídos em forma de lucros aos seus proprietários, tributos ao Estado e reaplicados na manutenção e conservação de sua estrutura patrimonial. A vantagem adquirida diante de terceiros pode ser imitada, o que remete a organização a uma busca frequente por fontes de vantagens mais duradouras e de maior dificuldade em replica-las. Investimentos em recursos na estrutura empresarial e nos processos de produção poderão, no decorrer dos tempos, tornar-se fontes de vantagem competitiva, e no longo prazo talvez suficiente para a organização absorver o retorno investido, reaplicá-lo em novos recursos estruturais e sustentar a vantagem adquirida no mercado em que está competindo. O presente trabalho é um estudo de caso aplicado na estrutura patrimonial da indústria vinícola Vinhos Salton S.A., objetivando identificar os efeitos causados pelos investimentos ocorridos em seus recursos estruturais, a criação e distribuição de valor a partir de análises comparativas realizadas nas demonstrações contábeis da empresa. A pesquisa proporciona uma análise econômico-financeira do valor, observando e comparando os resultados obtidos, confrontado indicadores de desempenho com as decisões estratégicas de uma importante indústria do setor vinícola brasileiro.