Letramento digital na formação inicial do pedagogo: o olhar dos discentes
Data
2021-11-30Autore
Kravetz, Rejane Maria Nascimento
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
As tecnologias digitais (TDs) compõem e modificam as nossas formas de ensinar, aprender, ler e escrever, possibilitando oportunidades para a participação e o desenvolvimento do letramento digital por meio das telas de desktops, notebooks, tablets, e-readers e smartphones. Assim, é relevante que a formação inicial de professores promova o processo de ensino e aprendizagem, e o letramento, por meio das TDs, permitindo a compreensão da importância do professor estar preparado e presente como o mediador desse processo, possibilitando ao estudante acessar e, principalmente, analisar as diversas informações, posicionando-se de forma crítica, reflexiva e competente. Esse estudo tem como objetivo geral analisar as perspectivas manifestadas pelos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia acerca do letramento digital em seu processo de formação. Dessa forma, contou com a participação dos estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia matriculados do quarto ao oitavo semestre da oferta presencial de uma instituição comunitária de educação superior da Serra Gaúcha. Para o levantamento dos dados, acompanhando o contexto e recursos tecnológicos empregados atualmente bem como o tema, utilizou-se um formulário on-line, criado no Google Forms, composto de questões objetivas e discursivas. Assim, os enunciados registrados no formulário compuseram o corpus, submetido às fases propostas para a análise de conteúdo (BARDIN, 2011): pré-análise, exploração do material e tratamento de resultados, inferência e interpretação. A pesquisa se apoia principalmente nas considerações de Lévy (1999), Castells (1999) e Lemos (2013) sobre a cultura digital; de Soares (1998), Coscarelli e Ribeiro (2011) e Rojo (2013) sobre o letramento digital; e de Gatti (2019), Libâneo e Pimenta (1999) e Valente (2020) acerca da formação inicial de professores. No processo de análise, emergiram três categorias: Concepção de Letramento Digital, Práticas com Tecnologias Digitais e Constituição da Pedagoga. Os resultados mostram que o letramento digital é um termo complexo, com sentido amplo, indo além de habilidades de saber utilizar diferentes recursos tecnológicos. Ele envolve processos de aprendizagem sociais, cognitivos e discursivos por meio das telas, integrando um movimento que se potencializa e se afirma no momento contemporâneo. Conclui-se que o letramento digital e os diferentes elementos que o compõem são aspectos fundamentais para a formação do futuro pedagogo, e representam novos desafios que, como mediadores do conhecimento, não se pode ignorar. [resumo fornecido pelo autor]