Dinâmica da inovação no serviço público da atenção primária à saúde
Fecha
2015-03-17Autor
Nodari, Cristine Hermann
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadatos
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A teoria sobre inovação tem se desenvolvido, intensamente, nas últimas décadas, incluindo a análise da inovação em serviços públicos de saúde. Doravante, o setor de serviços representa em diversos países, inclusive no Brasil, taxas de crescimento anuais superiores a todos os demais setores da economia. A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui a essência da reorientação e reestruturação de muitos sistemas de saúde (OPAS, 2005), pois atua como um núcleo organizador e integrador de serviços de rede e de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Diante da relevância das questões pautadas pela finalidade de incentivo à melhores condições de saúde nas populações, a partir da rede complexa da APS (MENDES, 2007), e da importância da compreensão da inovação em serviços para as organizações, o objetivo dEsta tese foi analisar a dinâmica das inovações no serviço público da APS. Considerando o ambiente público, propôs – se que a APS possui uma lógica estruturada para o desenvolvimento das inovações a partir de interações constantes entre diferentes agentes na produção do serviço. Para atingirmos essa proposição central, ocorreu a necessidade de conceber, holisticamente, o desenvolvimento, integrações e repercussões da inovação neste setor. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa exploratória e descritiva dividida em duas etapas. A primeira etapa da pesquisa utilizou uma entrevista semiestruturada para identificação da tipologia da inovação no setor e entendimento sobre o processo de inovação. Também, utilizou, um questionário estruturado para análise da qualidade do serviço sob orientação da APS. Para a segunda etapa de pesquisa foi aplicado outro questionário estruturado a fim de se identificar as capacidades e preferências mobilizadas pelos agentes para ocorrência de inovações. Fez – se uso de análise multivariada dos dados coletados envolvendo técnicas qualitativas e quantitativas considerando as duas etapas. Os principais resultados apontam para a identificação de cinquenta e seis inovações nas quais estão relacionadas a qualidade do serviço sob orientação da APS. Também, evidenciam uma preponderância da capacidade dos servidores na mobilização das inovações o que permite configurar o processo de inovação no serviço público da APS contribuíndo no delineamento de uma abordagem baseada em evidências para a inovação.