Da passarela para as telas: uma análise do jornalismo de moda on-line da Elle Brasil
Fecha
2021-07-13Autor
Menegotto, Maria Antônia Nery
Orientador
Gonçalves, Marliva Vanti
Metadatos
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A temática do presente Trabalho de Conclusão de Curso é voltada para o jornalismo especializado de moda. A pesquisa foi guiada buscando responder a pergunta norteadora: As matérias jornalísticas do site Elle Brasil podem ser consideradas Jornalismo Especializado em Moda? Já o objetivo geral consiste em analisar as matérias jornalísticas do site Elle Brasil na editoria de moda, apontando as consequências do avanço tecnológico sobre o conteúdo e mostrando o desenvolvimento do fazer jornalístico enquanto jornalismo especializado. Para o procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa bibliográfica, focando em temas como a internet, revoluções tecnológicas, ciberespaço, cibercultura, jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo especializado, moda, jornalismo de moda e, em específico, o jornalismo realizado pela revista Elle Brasil. Quanto ao método, a pesquisadora optou pela Análise de Conteúdo a partir da definição de Laurence Bardin (2011) e a Análise do Discurso proposta por Pêcheux (1988), sendo o objeto de pesquisa cinco matérias selecionadas do site da Elle Brasil. A pesquisa possibilitou um melhor entendimento sobre as características do tipo de jornalismo realizado pelo veículo, assim como recursos utilizados e o tipo de discurso que se é passado. Considerou-se o bom uso das técnicas que a internet proporciona, assim como a comprovação de textos que possuem características do jornalismo especializado de moda. [resumo fornecido pelo autor]
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