Leitura de histórias em quadrinhos do PNBE 2012 : a Turma do pererê
Fecha
2015-04-13Autor
Buffon, Eliana Cristina
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo apresenta uma reflexão sobre a linguagem na modalidade narrativa denominada história em quadrinhos, a partir do estudo do livro A Turma do Pererê: 365 dias na Mata do Fundão, de Ziraldo. O referido título foi selecionado para estudo por pertencer ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola de 2012 (PNBE 2012), destinado aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa contempla a análise de procedimentos verbo-visuais empregados na construção do título e que deveriam ser apreciados em situação de leitura escolarizada, a fim de contribuir para o letramento dos estudantes. A investigação justifica-se em virtude do baixo desempenho da capacidade de leitura de estudantes, conforme resultados de avaliações de desempenho, da complexidade dos produtos culturais direcionados ao leitor mirim e, ainda, da inserção de histórias em quadrinhos nos acervos do PNBE. A investigação insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e é parte integrante do projeto de pesquisa “Desafios e acolhimentos da literatura infantil: a mediação de leitura literária”, aprovado pela FAPERGS, que objetiva estudar obras selecionadas para compor acervos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do PNBE. Entre teóricos que subsidiam a pesquisa, destacam-se: Mikhail Bakhtin (2006) e Lev S. Vygotsky (1998) com reflexões sobre linguagem; Will Eisner (2012), Moacy Cirne (1972, 1973, 2000), Álvaro de Moya (1993, 2002), Paulo Ramos (2009) e Valdomiro Vergueiro (2009) com aspectos da linguagem dos quadrinhos; Brian Street (1984) e Soares (2010, 2013), com estudos sobre letramento, entre outros. O estudo está organizado em capítulos, discorrendo acerca de (a) relações entre educação e linguagem, considerando a escola como espaço de letramento; (b) processos metodológicos da pesquisa e (c) análise da obra e indicação de elementos presentes na composição do título, que deveriam ser considerados na mediação de leitura literária. A metodologia pautou-se na descrição analítica de aspectos da obra selecionada, a fim de apontar procedimentos empregados na construção dessa modalidade discursiva presente nas bibliotecas escolares brasileiras. Como resultados, destacamos, a partir do corpus estudado, que as histórias em quadrinhos contemplam temas que possibilitam a identificação do estudante com o conflito posto, por apresentar situações presentes no cotidiano e que há constâncias no modo de enunciação das narrativas que precisam ser consideradas em propostas de leitura mediada no ambiente escolar. Alertamos, ainda, para a necessidade de o professor ter conhecimento acerca da linguagem dos quadrinhos e sua especificidade como gênero, a fim de contribuir para o letramento dos estudantes.