Avaliação da geração de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEES) em uma universidade comunitária
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Date
2015-05-11Author
Panizzon, Tiago
Orientador
Reichert, Geraldo Antônio
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Resíduo de Equipamento Eletroeletrônico (REEE) é um termo utilizado para abranger diversas formas de equipamentos elétricos e eletrônicos que não possuem mais valor para seus proprietários. Este trabalho propôs avaliar a geração de REEEs em uma instituição de ensino superior comunitária localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para este trabalho foram utilizados dados de EEEs disponíveis no sistema de informações da universidade, o qual totalizava 51.066 itens, englobando dados de aproximadamente 17 anos. Foi realizada uma análise detalhada acerca das características dos REEEs gerados, determinando características gerais, assim como específicas de diferentes áreas de ensino. Como resultado, foram gerados diversos indicadores importantes no gerenciamento de REEEs neste tipo de instituição. Verificou-se que o principal REEE gerado pela instituição são Equipamentos de informática e telecomunicações (48,2 %), seguido pelos Grandes eletrodomésticos (14,4 %), Instrumentos de Monitoramento (13,3 %), Ferramentas elétricas e eletrônicas (10,9 %) e Equipamentos de Consumo (9,8 %). Foram contabilizados 414 diferentes tipos de EEEs na instituição porém, observa-se que com exceção dos Instrumentos de Monitoramento, os dois principais EEEs de cada categoria contabilizam sozinhos mais de 50 % de suas respectivas categorias. Identificouse que a maior parte dos REEEs (29,3 %) da instituição são gerados no bloco administrativo da universidade, seguido pelas salas de informática (17,3 %). Estes dois setores se caracterizam por utilizarem EEEs de rápida obsolescência, enquanto áreas como as Ciências Biológicas e parcialmente as Ciências Exatas, devido ao elevado número de equipamentos analíticos utilizados, possuem um ciclo de vida maior nos EEEs, reduzindo assim a geração de REEEs. Isto se refletiu na geração per capita das áreas de ensino, onde as ciências biológicas apresentaram os maiores resultados (14,58 kg/aluno.ano), tendo sido a média dos curso 1,02 kg/aluno.ano. O diagnóstico da instituição demonstrou uma série de problemas em relação à gestão de REEEs, especialmente devido à falta de planejamento da geração destes, não havendo assim um local adequado para seu armazenamento. Também se identificou que muitos pesquisadores, por falta de verbas para manutenção de equipamentos, optam por armazenar máquinas obsoletas em seus laboratórios. Todas essas características resultam em uma grande complexidade na gestão de REEEs em unidades de ensino superior, em especial, devido à grande variedade encontrada, sendo muitos deles de difícil reciclagem.