Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-20Autor
Ramon, Mateus Luan
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar a representação humana e sua relação com o consumo adulto, especialmente no que tange ao colecionismo de bonecas. O estudo apresenta, inicialmente, uma discussão sobre a representação humana, contextualizando o surgimento das bonecas. Após, parte-se para um capítulo que busca uma relação entre as bonecas e o consumo. Posteriormente, a análise é realizada com exemplos reais de colecionadores que estabelecem diferentes experiências estéticas com o objeto estudado. Esses são escolhidos e delimitados em categorias, seguindo conceitos esclarecidos a partir da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2015), em uma pesquisa qualitativa/ exploratória. É possível, desse modo, identificar no estudo realizado, como as bonecas se inserem na vida humana, inicialmente sob uma perspectiva histórica, abrangendo desde sua origem, até a sua chegada no mercado, e as contribuições do marketing e publicidade de empresas para a vivência de experiências estéticas diversificadas do consumidor adulto. Entende-se, ao final, que além de estímulos proporcionados pelas marcas, o consumidor adulto também coleciona esse objeto especial por uma ligação mais profunda e sensível, que se fortalece a partir de idolatria, hobby ou necessidade de exposição, que o permite viver e interagir com esse objeto intensa e particular, incitando sua aquisição. [resumo fornecido pelo autor]