Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
Fecha
2022-02-01Autor
Guerra, Francine Abreu
Orientador
Lima, Isolda Gianni de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada da cidade de Caxias do Sul - RS. O estudo teve como objetivo propiciar a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a ressignificação de conceitos de matemática básica e, com isso, a criação de estratégias diferenciadas para o ensino; e assim buscou responder à seguinte questão: Qual a contribuição de um curso de formação para professores de anos iniciais, sobre matemática básica, no aprimoramento de suas aprendizagens e no planejamento de suas práticas? A partir de uma roda de conversa e de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondido por professores que estavam atuando nos anos iniciais da instituição envolvida, pode-se elencar as necessidades do grupo docente para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. Os professores consultados apontaram estratégias diferenciadas de ensino das quatro operações básicas como tema de interesse, considerando as dificuldades de ensino ou aprendizagem apresentadas em suas atividades docentes. Desta forma, esse foi o tema do curso proposto, que ocorreu durante os meses de março a junho de 2018, envolvendo atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando às professoras participantes momentos de reflexão, execução e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire, Piaget, Nóvoa, Nacarato, entre outros, que contribuíram para a fundamentação da formação continuada e da pesquisa, e como consequência para a elaboração do produto educacional, constituído de guia didático de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para auxiliar na compreensão, fixação e aplicabilidade dos conceitos das operações básicas de Matemática com a utilização de materiais diferenciados, bem como um conjunto de atividades que utilizam materiais manipuláveis, adaptáveis aos diferentes níveis de ensino. O produto educacional foi desenvolvido com base no curso "Desvendando a Matemática: fundamentos e estratégias de ensino das quatro operações básicas", em que foi realizada a investigação com posterior análise, da qual derivaram os resultados apresentados nesta dissertação. Percebeu-se que a formação realizada foi significativa, sendo assim reconhecida pelas professoras que participaram do curso, pois viabilizou a reestruturação das práticas pedagógicas e permitiu qualificar o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da utilização de atividades que envolvam materiais manipuláveis para a construção e significação dos conteúdos. Desta forma, aproximou-se a Matemática do cotidiano do estudante, por intermédio dos recursos apresentados, das reflexões desencadeadas e das interações com professoras envolvidas. Pode-se afirmar que a formação continuada promoveu mudanças no ensino e como consequência na aprendizagem da Matemática, pois as participantes demonstraram maior preocupação com seus planejamentos, buscando para suas aulas alternativas diferenciadas de ensino, fixação e aplicação dos conteúdos. [resumo fornecido pelo autor]