Marketing sensorial: a influência dos sentidos sensoriais na experiência do consumidor
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Data
2021-12-11Autore
Jacobs, Emanuel
Orientador
Bagattini, Leonardo da Costa
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O constante aumento de concorrência em um mundo globalizado faz com que as empresas busquem cada vez mais um diferencial frente as demais para fidelizar e atrair novos clientes. Este estudo tem por objetivo identificar como o marketing sensorial afeta a experiência do consumidor como ferramenta estratégica do marketing digital e físico. A metodologia aplicada se utiliza de duas pesquisas de natureza qualitativa de nível exploratório, utilizando estratégia de estudo de casos múltiplos, coletando dados por meio de questionários semiestruturados e a análise de dados se dá por meio de análise de conteúdo. Uma terceira pesquisa de natureza quantitativa de nível descritivo que possui amostra não probabilística por conveniência, coletando dados através de survey de escala de likert de 5 pontos, com análise de dados por meio de estatística descritiva. Os procedimentos bibliográficos estão presentes na construção de seu referencial teórico. As pesquisas comprovam que o marketing sensorial afeta de forma positiva a experiência dos consumidores como ferramenta estratégica do marketing digital e físico. [resumo fornecido pelo autor]