Análise sobre a qualidade de vida do funcionário do comércio
Fecha
2021-12-09Autor
Rachele, Maurício Bazzi
Orientador
Reis, Zaida Cristiane dos
Metadatos
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As empresas têm percebido a importância da qualidade de vida no trabalho, por se tratar de uma vantagem competitiva, e como é um desafio atingi-la. Funcionários satisfeitos e motivados são capazes de aumentar sua produtividade. Sabendo disso, as organizações notaram que o capital humano é o que mais gera lucro, e quanto melhor a qualidade de vida no trabalho, mais competitiva e lucrativa será a organização. Este estudo objetivou entender quais são as dificuldades encontradas pelos gestores para alcançar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Decidiu-se pela utilização da pesquisa qualitativa para ser aplicada aos funcionários do varejo, foram coletadas informações de 107 respondentes, que deram sugestões ao final. A seguir foi realizada a análise dos dados, com o propósito de relacionar com a fundamentação teórica. Verificou-se que a maioria dos entrevistados relatou que as empresas têm uma boa relação com os colaboradores, promovendo bem-estar, porém peca em atitudes palpáveis como a tecnologia para auxiliá-los. Conclui-se que o estudo servirá de base para que gestores debatam formas de adaptar as sugestões em busca de melhorias no ambiente de trabalho. [resumo fornecido pelo autor]