Uso da inteligência de negócios na tomada de decisões de um sistema hospitalar
Fecha
2021-01-06Autor
Silva, Jennifer Lopes da
Orientador
Notari, Daniel Luís
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho apresenta um estudo de caso voltado para a análise e aplicação de melhorias de processos operacionais de uma instituição que presta serviços na área da saúde, visando otimizar o tempo de atendimento de pacientes e redução de erros operacionais que possam causar retrabalho, aumentando a produtividade e satisfação do público a ser atendido. Para alcançar esse objetivo, foram analisadas 3 Ferramentas de Inteligência de Negócios, através da Análise de Aderência utilizando o Quadrante de Gartner como norteador. A partir dessa análise, foi selecionada a Ferramenta de Power BI Desktop que, aliada ao software utilizado na instituição, Sistema de Gestão Hospitalar X, possibilita que os dados sejam extraídos da base de dados existente e levados à ferramenta de BI. Concluindo assim, que com a mudança de processos centralizados para descentralizados existe uma redução no tempo de atendimento de 89,85%, considerando o tempo de gap entre entrada do paciente na instituição até o recebimento de pagamento de títulos na tesouraria. Neste trabalho também são apresentadas as limitações que houveram durante o desenvolvimento e as sugestões para trabalhos futuros. [resumo fornecido pelo autor]