Programa de educação financeira virtual para jovens universitários em uma cooperativa de crédito de Bento Gonçalves/RS
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Date
2021-12-22Author
Soso, Sabrina
Orientador
Tumelero, Nívia
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O trabalho apresenta primeiramente o diagnóstico empresarial das áreas do Sicoob Vale do Vinho PA 13, localizado no município de Bento Gonçalves/RS e, em seguida, é desenvolvida a proposta de trabalho à referida Cooperativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa com abordagem qualitativa de nível exploratório e aplicada a estratégia de estudo de caso. A amostra foi escolhida por conveniência e as entrevistas informais e semiestruturadas foram aplicadas para os gestores das áreas da Cooperativa de Crédito e à gestora de RH da UAD cujas informações obtidas foram analisadas utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa propiciaram a obtenção das informações das áreas da Cooperativa auxiliando na compreensão do funcionamento do contexto geral de uma Cooperativa de Crédito, foram verificados os pontos fortes e os pontos fracos do ambiente interno; e as oportunidades e as ameaças do ambiente externo formando a Matriz Swot e elaborado o quadro CANVAS indicando as possibilidades de melhorias, além disso, as informações obtidas auxiliaram no desenvolvimento da proposta de trabalho. Para este estudo optou-se em propor um programa de educação financeira virtual para jovens universitários, ao que remete ao seguinte problema de pesquisa: quais são as etapas que deverão ser desenvolvidas para a criação de um programa de educação financeira virtual para jovens universitários? Para este estudo o objetivo consistiu em desenvolver um programa de educação financeira virtual direcionado aos jovens universitários, no intuito de prospectar novos clientes para a Cooperativa de Crédito analisada. Ao elaborar o programa de educação financeira virtual proposto verificou-se a sua viabilidade operacional, pois a maioria das ações serão desenvolvidas na Cooperativa de Crédito e com o trabalho voluntário dos funcionários, contando com uma estrutura adequada e com o apoio da empresa de informática parceira para a criação da plataforma digital e da agência de publicidade também parceira para a divulgação do programa. Além disso, a proposta desenvolvida apresenta viabilidade financeira, pois oferecerá retorno à Cooperativa de Crédito e possibilitará a prospecção de novos clientes. [resumo fornecido pelo autor]