Avaliação da percepção ambiental sobre o uso da bicicleta como uma alternativa de mobilidade urbana sustentável no município de Caxias do Sul (RS)
Zusammenfassung
As cidades no Brasil cresceram de forma desordenada. O incentivo ao transporte individual e o declínio dos transportes públicos estão comprometendo a sustentabilidade da mobilidade urbana. É necessário redemocratizar os espaços públicos de forma a priorizar a mobilidade urbana sustentável, e a bicicleta está apta a ser o agente transformador e cumprir o seu papel sustentável. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção ambiental sobre o uso da bicicleta como uma alternativa de mobilidade urbana sustentável no município de Caxias do Sul. Inicialmente foram feitas a revisão sistemática de Sampaio e Mancini (2007) e a revisão literária, posteriormente, selecionou-se 3 grupos focais (Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade - SMTTM, Ciclistas e População em geral) conforme Design Macroergonômico (DM) de Fogliatto e Guimarães (1999) de caráter participativo. Em seguida realizou-se entrevistas, criação e aplicação de questionários com os grupos, utilizando a metodologia da Bola de Neve (Vinuto, 2014). Foram realizadas 75 entrevistas e 486 questionários foram respondidos. Nos resultados encontrados foram aplicados os testes de significância e o teste não paramétrico Qui-Quadrado utilizando a ferramenta IBM® SPSS® statistics. A maior parte dos respondentes foram do sexo masculino, com faixa etária entre 31-40 anos e Ensino Superior Completo e foi possível estabelecer relação entre a possibilidade do uso da bicicleta no município e os parâmetros sexo e idade em alguns grupos, porém não foi possível estabelecer correlação com o parâmetro escolaridade. Através do Google Earth foi possível desenvolver mapas com possíveis rotas ciclísticas a partir da opinião dos grupos. [resumo fornecido pelo autor]