Análise das atribuições do engenheiro ambiental na perspectiva de mercado de trabalho e no âmbito dos projetos pedagógicos de cursos de graduação
Zusammenfassung
Os engenheiros ambientais são indispensáveis para o desenvolvimento sustentável da sociedade, visto que possuem um vasto campo de atuação dentro dos setores da economia. A indústria trata-se de uma das áreas de atuação e de interesse do profissional, contudo, para o engenheiro ambiental atuar nesse ramo, existe uma constante discussão sobre suas atribuições, as quais, são definidas de acordo com Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), elaborados pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Neste contexto o objetivo do presente trabalho é verificar as atribuições do engenheiro ambiental na perspectiva de mercado de trabalho do estado do Rio Grande do Sul (RS), analisando a necessidade de implementação dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino do Nordeste do Estado (IESNE). Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário, a fim de levantar seus aspectos e experiências profissionais. Foi realizada também uma comparação entre as competências dos engenheiros ambientais, civis e químicos, perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e questionado ao conselho a possibilidade de extensão destas atribuições ao engenheiro ambiental, bem como foi realizada uma avaliação das disciplinas cursadas, a fim de verificar se o profissional teria competência para responsabilizar-se por tais atribuições. Também foi realizada uma busca pelos municípios com maior Índice de Potencial Poluidor da Indústria (INPP-I), onde foram sondadas suas principais atividades econômicas industriais. Dentre essas, foram analisadas e questionadas ao Conselho Regional de Química da 5ª Região (CRQ-V), as etapas de processo produtivo que poderiam fazer parte das atribuições do engenheiro ambiental. Com a aplicação da metodologia descrita, foi constatado que o engenheiro ambiental possui formação e conhecimento para algumas atribuições que competem a outros profissionais, e ainda, que existem poucas responsabilidades técnicas exclusivas dos engenheiros ambientais. Também foi constatada a necessidade de um maior apoio de entidades de classe, as quais poderiam impulsionar a implementação e revisão das legislações relacionadas à suas atribuições, bem como, foi constatada a necessidade da criação de uma Câmara Especializada própria para este profissional, por parte do CREA-RS. Além disso, enfatiza-se a necessidade de o profissional estar sempre em atualização em relação as legislações vigentes, bem como das modificações realizadas pelos conselhos. Em relação ao PPC da IESNE-A, foi possível concluir que está em conformidade com a legislação vigente, apenas sugere-se a sua implementação a fim de realizar um maior aproveitamento das disciplinas específicas de formação, bem como, foi constatada a necessidade da instituição expor aos estudantes os órgãos fiscalizadores do seu exercício profissional, as áreas de atuação e suas atribuições, a fim de prepará-lo para o mercado de trabalho. Por fim, sugere-se também a criação de maior gama de cursos de extensão, reconhecidos pelos órgãos reguladores, para possibilitar a extensão das atribuições do engenheiro ambiental. [resumo fornecido pelo autor]