Mostrar? Esconder? Seduzir? : o papel do narrador em obras do PNBE 2010
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Data
2015-07-15Autore
Volmer, Lovani
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
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Esta tese insere-se no campo da leitura do texto literário, mais especificamente de narrativas infantis, e centraliza sua atenção na atuação do narrador, instância narrativa responsável pela condução da nossa leitura e, assim, por nos aproximar ou distanciar, nos mostrar ou esconder, nos envolver mais ou menos no mundo narrado. A partir da hipótese de que este ser de papel, muito além de apenas ser classificado em 1ª ou 3ª pessoa, pode, pela sua atuação na narrativa, também ser considerado mediador simbólico de leitura e, ainda, com a intenção de contribuir para a prática pedagógica, o objetivo geral deste estudo é averiguar a possibilidade de o narrador ser um mediador simbólico de leitura. Para a análise, elegemos obras do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2010, distribuídas gratuitamente pelo Governo Federal a todas as escolas públicas do País. O aporte teórico subsidia-se, especialmente, nos fundamentos de Iser (1999; 1996), Larrosa (2003) e Candido (1995), no que diz respeito à leitura do texto literário; Genette (s/d); Benjamin (2007), Lajolo e Zilberman (1996), ao estudo do narrador; Prince (1994), do narratário; Zilberman (1981) e Coelho (1991), da literatura infantil; e Vygostsky (1989), da mediação. Após a leitura e o levantamento dos elementos que compõem cada uma das 50 obras com narrativas verbovisuais – NVV - que compõem os 4 acervos do PNBE 2010, selecionamos 8 títulos para a análise quali-quantitativa, direcionando nosso olhar para a história e para o seu discurso, especialmente para a atuação do narrador com vistas ao narratário. Com base nessas análises, consideramos que o narrador é também mediador simbólico no processo de leitura, desde que: a) manifeste profundo conhecimento sobre o narrado e seja, portanto, um sábio; b) leve em consideração o universo de expectativa do leitor; e c) desafie o leitor.