• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Mestrado Profissional em Psicologia
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Mestrado Profissional em Psicologia
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A subjetividade do influenciador digital: experiências psicológicas na perspectiva do jovem adulto youtuber

Mostra/Apri
Dissertação Rodolfo Cescon Niederauer.pdf (850.2Kb)
Dissertação Rodolfo Cescon Niederauer.pdf (409.5Kb)
Data
2022-03-22
Autore
Niederauer, Rodolfo Cescon
Orientador
Maggi, Alice
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Os avanços das Tecnologias da Comunicação e Informação trouxeram para a atualidade movimentos adaptativos que reformularam conceitos de subjetividade para o jovem adulto contemporâneo. Imersos nas tecnologias desde o nascimento, vivenciam um novo mundo reconfigurado com desafios oferecidos pela conectividade quanto à privacidade, lazer e trabalho. À medida em que as tecnologias tornam-se cada vez mais ativas no nosso cotidiano, as fronteiras entre o virtual e o off-line embaçaram-se, emaranhando princípios de identidade, intimidade e autenticidade especialmente numa das mais novas e cobiçadas profissões desta década: o influenciador digital. Legitimado pelo seu público, o influenciador utiliza de seus hobbies para criar conteúdos que engajam a sua audiência e revertem suas interações em ganhos monetários. No entanto, o jovem adulto, visando a agradar e produzir um eu autêntico, coloca-se em um constante exercício de trabalhar e editar seu perfil virtual, num contínuo processo de reformulação e adaptação para filtrar aquilo que deseja ser exposto e, assim, favorecer o crescimento e desenvolvimento de sua identidade virtual. Diante disso, este trabalho de conclusão de Mestrado Profissional teve por objetivo analisar, no discurso do jovem adulto influenciador digital, como está sendo constituído o seu self, desde o viés da psicanálise, em um contexto em que exposição e intimidade são revertidos em monetização. Trata-se de um trabalho qualitativo de cunho exploratório que realiza a interpretação de informações trazidas pelos participantes da pesquisa. Foram entrevistados seis youtubers brasileiros selecionados por uma amostragem intencional, tendo como requisitos: criar vídeos argumentativos, fazendo uso de sua imagem; ter entre 18 e 35 anos de idade; estar trabalhando, no mínimo, há dois anos na plataforma; e possuir mais de 100 (cem) mil inscritos no seu canal. O referencial teórico buscou dar suporte à análise de conteúdo dos dados levantados nas entrevistas articulada com os conceitos da literatura selecionada. Tal análise teve como resultado três categorias: O Jovem Adulto influenciador digital e a interligação da criatividade com a tecnologia como uma forma de expressão e profissão; A identidade codificada do influenciador digital dentro da plataforma virtual YouTube; e Self híbrido do jovem adulto influenciador digital: a subjetividade no cruzamento entre o mundo off-line com o virtual. A realização deste trabalho permitiu uma maior compreensão sobre a subjetividade do jovem adulto contemporâneo quanto à sua identidade em uma das mais novas profissões da atualidade, na qual a virtualidade faz-se cada vez mais presente em nosso cotidiano. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9731
Collections
  • Mestrado Profissional em Psicologia [42]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV