O processo educativo de ensino e aprendizagem na corporeidade perante a pandemia: impactos na didática dos professores de dança da Serra Gaúcha no ano de 2020
Date
2021-12-11Author
França, Tailan Rodrigues
Orientador
Rech, Anderson
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: O ano de dois mil e vinte foi marcado por mudanças abruptas no estilo de vida (social, cultural e psicológico) da população mundial, que teve de se adaptar ao surgimento do vírus SARS-CoV-2 e o isolamento social. Porém, com o rompimento do convívio social, o uso de tecnologias digitais pôde auxiliar na aproximação das pessoas de forma virtual. Esta situação influenciou diretamente a forma de aprender e ensinar a dança fazendo com que o professor buscasse a adaptação de sua didática. Objetivo: Elencar as mudanças didáticas ocorridas nos professores de dança da Serra Gaúcha durante a pandemia de covid-19. Métodos: foi realizado um estudo exploratório de caráter transversal com natureza Quanti-Quali (quantitativo e qualitativo), com a função de apresentar um panorama da área da didática em dança, sobre o período de pandemia e suas alterações ocorridas pelo uso da tecnologia, tendo como alvo de pesquisa os professores de dança da Serra gaúcha. A amostra contou com 13 professores de dança selecionados por conveniência, que responderam um questionário on-line, via Google Forms contendo questões descritivas e optativas sobre as adaptações didáticas ao longo da pandemia. Resultados e Conclusão: modificações na didática dos professores em função do isolamento social foram reportadas pelos indivíduos que responderam o questionário. Assim, o desempenhar de suas atividades diante as câmeras mudou a forma de ensinar, tendo que ser adequado às tecnologias e aos objetivos dos alunos, de formas diferentes das tradicionais. [resumo fornecido pelo autor]