A atuação de professores de Educação Física em escolas municipais de Caxias do Sul - um estudo sobre o período pandêmico
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-18Autor
Oliveira, Lisiane de
Orientador
Bonone, Carlos Gabriel Gallina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste estudo foi investigar como ocorreu a atuação dos professores de Educação Física em duas escolas públicas municipais de Caxias do Sul - RS, durante o período pandêmico. Além disso, como objetivos específicos procurar identificar as principais dificuldades, limitações e os desafios vividos por esses professores durante esse período. Foram analisadas a reestruturação das aulas presenciais para on line, a forma de conciliar uma vida pessoal e profissional em um mesmo espaço físico e os aprendizados pós pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Como instrumento de coleta de informações foi utilizada uma entrevista semiestruturada com 2 professores de Educação Física de 2 escolas públicas municipais de Caxias do Sul - RS. Os principais resultados foram: com relação a reestruturação das aulas presenciais para aulas on line: a utilização das redes sociais, de ambientes virtuais de aprendizagem e material teórico impresso; em relação aos desafios: dar aulas de Educação Física pelo computador, pouca adesão para o estudo remoto e adaptações para o uso das novas ferramentas de trabalho; com relação a conciliação da vida pessoal e profissional: realização de adaptações a lugares pequenos, dividir o mesmo local com os familiares e a ansiedade; e com relação aos aprendizados: reinventar, levar para si os ensinamentos e ter consciência de que, às vezes, as coisas não saem como esperado. [resumo fornecido pelo autor]