Atuação de professores de educação física em uma escola da rede particular de ensino de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso em período pandêmico
Fecha
2021-12-18Autor
Alves, Jorge Paulo
Orientador
Bonone, Carlos Gabriel Gallina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo deste estudo foi o de identificar de que forma ocorreram as aulas do ensino fundamental de educação física em uma escola particular de Caxias do Sul, durante o período pandêmico. Além disso, os objetivos específicos visaram verificar as dificuldades no âmbito pessoal e profissional dos professores, compreender as aulas ministradas e conhecer os recursos materiais e estruturais utilizados durante a pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e transversal. Foi utilizada como instrumento para coleta de informações, uma entrevista semiestruturada com três professores da rede particular de ensino do município de Caxias do Sul. Os principais resultados em relação às dificuldades por parte de professores em ministrar as aulas foram, adaptações, infraestrutura e materiais bem como a dificuldade em trabalhar com equipamentos tecnológicos. Com relação à influência da tecnologia para cada professor, os principais resultados foram a preparação tecnológica fornecida pela escola, apoio do setor de TI, equipamentos fornecidos para o andamento da aula. Assim os principais resultados sobre a transformação que ocorreu com cada professor se resumiram em superação e criatividade. [resumo fornecido pelo autor]