• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação continuada para professores da educação infantil em tempos de pandemia

Thumbnail
View/Open
TCC Caroline Benedett.pdf (566.2Kb)
Date
2022-04-09
Author
Benedett, Caroline
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho aborda o tema "Formação Continuada para Professores da Educação Infantil em tempos de pandemia", com o objetivo geral de investigar a o que deve ser observado para a Formação Continuada dos educadores desse nível de ensino neste cenário pandêmico vivenciado. Diante desse contexto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "Que aspectos deve contemplar a Formação Continuada para profissionais da Educação Infantil para suprir as necessidades que estão enfrentando na mediação pedagógica nesse momento pandêmico?". A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores da Educação Infantil, da rede municipal de ensino do município de Carlos Barbosa - RS Os dados coletados por meio das referidas entrevistas foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e foi fundamentada em aportes teóricos de Gatti (2010, 2013-2014), Machado (1999), Freire (1996), Medel (2016), Prada; Freitas e Freitas (2010), Nóvoa (2009), Barros e Menezes (2020), Broilo e Neto (2021), entre outros. A análise e discussão dos resultados permitiu o agrupamento dos mesmos em blocos de temáticas a saber: "Dificuldades da Educação Infantil em meio ao momento pandêmico; Ensino Remoto: limitações das aprendizagens e desafios; Formação Continuada para docentes da Educação Infantil na pandemia". O estudo permitiu a construção de conhecimentos com base nas respostas das professoras entrevistadas fundamentadas teoricamente. Desta forma, ficou evidente a necessidade de uma Formação Continuada que aborde questões como as formas de mediar as aprendizagens das crianças através do uso das tecnologias, como realizar a avaliação do desenvolvimento das crianças e como organizar os planejamentos e atividades lúdicas para a modalidade do ensino remoto. Ainda, o estudo mostrou que através da Formação Continuada, os professores aprimoram seus conhecimentos e se sentem mais seguros para desenvolver suas atividades em meio as novas configurações de escola, ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9931
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV