• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação continuada para educadores da educação infantil

Thumbnail
Öffnen
TCC Jessica Hensel Fink.pdf (796.4Kb)
Datum
2022-04-09
Autor
Fink, Jéssica Hensel
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
O presente trabalho aborda o tema "Formação Continuada para Educadores da Educação Infantil", no sentido de investigar seu papel na formação profissional e qualificação das práticas pedagógicas neste nível de ensino. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema "Como a formação continuada pode contribuir no desenvolvimento profissional dos educadores que atuam na Educação Infantil para a mobilização de práticas pedagógicas significativas?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a educadores que atuam na área da Educação Infantil sendo eles professores, monitores e auxiliares de educação. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Teodoro (2013), Moreno (2007), Vygotsky (1998), Piaget (2008), Kramer (2005), Nóvoa (1995), entre outros. A referida análise textual discursiva possibilitou a identificação de conceitos e blocos de estudos fundamentais para a construção de conhecimentos para dar respostas ao problema de investigação, a saber: a Educação Infantil e sua infância, A formação para atuação na Educação Infantil: inicial e continuada, A Formação Continuada e a prática pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática em foco. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que a Formação Continuada é de extrema necessidade e possibilita importantes contribuições para a formação dos educadores investigados. A referida formação contribui para que os mesmos possam se qualificar constantemente, aperfeiçoando cada vez mais sua carreira profissional, aprimorando sua prática pedagógica e promovendo uma educação de qualidade na primeira etapa da Educação Básica. Ainda, promove a reflexão sobre a prática, mantém os educadores atualizados e comprometidos a aprender e ensinar, com estratégias significativas, fazendo com que se sintam parte de um contexto que forma cidadãos, sujeitos capazes de agirem de forma ética no mundo em que vivem. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9933
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV