Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Datum
2022-04-28Autor
Zulianelo, Vagner
Orientador
Sauer, Laurete Teresinha Zanol
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da pesquisa foi constituído por professores que possuem formação inicial em Magistério e/ou Graduação em Pedagogia - Licenciatura e atuam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Caxias do Sul. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário diagnóstico inicial, que serviu para delinear, dar forma e conteúdo ao curso e às atividades a serem desenvolvidas, bem como os planejamentos didáticos produzidos, das atividades promovidas, da participação em jogos virtuais de aprendizagem, do mural digital colaborativo, além do questionário sobre leitura realizada e dos relatos escritos de forma reflexiva-crítica-discursiva sobre as atividades realizadas e as aprendizagens consolidadas. A análise dos dados provenientes do questionário diagnóstico aplicado é representada utilizando estatística descritiva e expressa na forma de texto com as devidas percepções. Os materiais produzidos no decorrer do curso, das atividades desenvolvidas e dos registros descritivo-reflexivos, elaborados ao final de cada encontro, são analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). O aporte teórico utilizado na pesquisa consiste nas concepções da Educação Matemática defendidas por Ubiratan D'Ambrósio, traduzidas na proposta de formação continuada, caracterizada especialmente por Francisco Imbernón, e à luz da BNCC (BRASIL, 2017) e da BNC-Formação Continuada (BRASIL, 2020). A partir do curso desenvolvido, concluiu- se que a concretização da proposta foi possível mediante a culminância de alguns fatores relevantes: planejamento da formação a partir das reais necessidades identificadas junto ao público-alvo; adoção de diferentes estratégias e recursos de fácil acesso e manuseio; seleção de atividades práticas e lúdicas; participantes engajados, dedicados e comprometidos; e valorização das suas experiências e potenciais. Além disso, ressalta-se que a Educação Matemática teve papel relevante nesse resultado, pois ela permitiu que as participantes enxergassem o conhecimento matemático a partir de outros ângulos, o que fez a diferença para elas. [resumo fornecido pelo autor]