• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos

Thumbnail
Ver/
TCC Taciane Zanella.pdf (446.2Kb)
Fecha
2022-04-09
Autor
Zanella, Taciane
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho aborda o tema "O processo de avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem na Educação Infantil", tendo como objetivo geral investigar o referido processo junto à faixa etária que compreende os bebês, ou seja, o nível de berçário. Para tanto, a referida pesquisa buscou resposta ao problema "Como avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem de bebês que frequentam escolas infantis na faixa etária dos 4 meses aos 2 anos?". Busquei fundamentação teórica em estudos de vários autores dentre os quais destaco Hoffmann (2011), Freire (1997) Piaget (1973) e Vygotsky (2007) entre outros. A investigação descrita, de natureza construtivista, de caráter qualitativo, exploratório quanto aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001). Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a professoras de berçário da escola-campo de investigação e foram analisados através da análise textual discursiva que se fundamenta nos princípios de análise de conteúdo (MORAES, 1999). O estudo possibilitou a imersão e o aprofundamento sobre uma temática de grande relevância, principalmente no momento atual, com o enfrentamento do novo Coronavírus, em que as aulas se dão de forma virtual e os professores não acompanham diariamente presencialmente o desenvolvimento das crianças. Os dados coletados analisados detalhadamente permitiram a construção de conhecimentos pertinentes sendo possível afirmar que a avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças que frequentam turmas de berçário promove um novo olhar para o processo educacional como um todo. Ainda, mobiliza os professores à ressignificação de sua prática pedagógica no sentido de buscar formas de estimular o desenvolvimento integral de seus alunos na mais tenra idade e proporciona uma visão diferenciada de avaliação, através da observação de cada aspecto, no sentido de reunir elementos para a composição da documentação pedagógica que possibilita um acompanhamento significativo do processo educacional nesta faixa etária. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9962
Colecciones
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV