O acolhimento de crianças no cotidiano da escola de educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-18Autor
Aguiar, Geórgia Caroline Lazari
Orientador
Agliardi, Delcio Antônio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo aborda a temática do acolhimento de crianças bem pequenas no cotidiano da escola de Educação Infantil. Tem como objetivo, retratar a importância de se praticar uma cultura do acolhimento, apresentando os principais fatores que propiciam para que esse processo se dê de forma acolhedora e prazerosa para a criança que está realizando seu ingresso na escola. O método utilizado para o desenvolvimento do projeto de pesquisa é o exploratório, desenvolvido por meio de entrevista com professoras que realizam o atendimento do agrupamento de crianças bem pequenas, e a partir de pesquisa bibliográfica, retratando a compreensão dos teóricos sobre o tema. A metodologia é de natureza qualitativa em diálogo com a análise textual discursiva desenvolvida por Moraes (2003). Dentre os autores abordados no artigo, os que se destacam são: Freire (1997), Weffort (1996) e Staccioli (2013), além de também trazer a pauta, evidenciando o que diz a BNCC (2018). Percebeu-se através das vivências e conhecimentos obtidos com a pesquisa, que o termo adaptar faz parte do senso comum e se distancia ao termo sugerido para o ato de acolher, ao qual se compreende que tal processo é sentido e vivido de maneira singular para cada criança, por isso, seu tempo e limites precisam ser respeitados, sendo necessário que haja um diálogo constante, permanente e transparente entre família e escola. No acolhimento, o professor precisa manter o olhar sensível, promovendo práticas e intervenções educativas baseadas no afeto e no carinho, oferecendo segurança à criança que está chegando no ambiente escolar. [resumo fornecido pelo autor]