Aspectos da internalização em desenvolvimento de produtos terceirizados
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Data
2015-08-12Autor
Cioato, Estevan
Orientador
Luciano, Marcos Alexandre
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Buscando suprir a necessidade crescente do mercado por novos produtos e soluções, as empresas buscaram alternativas em terceiros para desenvolverem seus produtos e reduzir o seu time to market; ampliando, desta maneira, seu mix e agregando conhecimento e novas tecnologias não presentes em seus negócios. No entanto, nos modelos econômicos atuais, a terceirização está se tornando onerosa aos custos do produto sendo inviável seu repasse ao preço de venda. Como resultado, as empresas necessitam internar a fabricação de alguns destes produtos, porém esbarram na falta de informações relativas ao seu desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar quais são os aspectos da internalização em desenvolvimento de produtos terceirizados. A pesquisa objeto deste trabalho foi conduzida sob o formato de múltiplos estudos de caso por intermédio de um questionário de perguntas fechadas. Foram avaliadas quinze (15) empresas da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul que terceirizam o desenvolvimento de produtos. Dentre as quinze empresas entrevistadas, apenas três possuem um processo de desenvolvimento de produtos terceirizado consistente, garantindo a manutenção das informações relativas ao processo e perdas demasiadas de horas de desenvolvimento de produtos no momento da internalização deste desenvolvimento.