Navegação por autor "Niederauer, Carina Maria Melchiors"
Itens para a visualização no momento 21-36 of 36
-
Explorando construções superlativas do português brasileiro : um estudo sociocognitivo
Borchert, Marciele (2017)Este trabalho tem como objetivo explorar construções superlativas sob a ótica da Gramática das Construções (GOLDBERG, 1995, 2003, 2006; MIRANDA; SALOMÃO, 2009), tendo como aporte teórico-metodológico central estudos já ... -
O gato comeu a sua língua? A metáfora conceptual nos instrumentos de avaliação padronizados e no processo de reabilitação da habilidade de leitura em casos de afasia
Silva, Larissa Rizzon da (2021-11-04)A afasia consiste em um distúrbio de linguagem, causado por uma lesão cerebral adquirida, que compromete o desempenho linguístico - expressivo e/ou compreensivo. A avaliação e o processo de reabilitação da habilidade de ... -
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
Pasquali, Ingrid Bruna (2019-12-12)O objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os ... -
Internet e cultura local: estudo de caso no portal São Marcos na web, de São Marcos/RS
Flores, Lucas Soboleswki (2018-11-16)Esta dissertação tem como objeto as relações entre a internet e a cultura local. Nesse contexto, estuda-se a relação existente entre o portal São Marcos na Web e a comunidade são-marquense, observando o papel cultural ... -
Liames necessários para o desenvolvimento da competência argumentativa no 5º ano do ensino fundamental
Rockenbach, Joseane Rosa (2023-05-26)Este estudo objetiva verificar possibilidades de desenvolvimento da competência argumentativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa concentrou-se no 5º ano, por tratar-se de uma fase de transição entre os ... -
Libras como língua (de direito) no registro da memória da comunidade surda
Pavan, Grasiele (2021-06-26)A Comunidade Surda, composta majoritariamente por Surdos usuários das Línguas de Sinais como primeira língua, historicamente tem enfrentado muitas barreiras sociais com relação à comunicação. Nesse sentido, a presente ... -
A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro
Fernandes, Alexandre Cortez (2021-04-29)É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ... -
Marcas de subjetividade em editoriais: uma perspectiva benvenistiana de análise
Alves, Jose Maia (2020-12-04)Esta dissertação propõe a análise enunciativa de marcas de subjetividade presentes em editoriais dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo veiculados durante o período da campanha eleitoral presidencial ... -
A modalização discursiva na perspectiva da teoria da argumentação na língua
Jaques, Camila Fernanda Ferreto (2022-06-01)Este trabalho teve por objetivo geral analisar, pelo viés semântico-argumentativo, o fenômeno linguístico da modalização na constituição do sentido do discurso, desde a perspectiva da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, ... -
Orações subordinadas adverbiais: as relações de sentido a partir dos pressupostos saussurianos
Veseloski, Carla de Camargo (2021-02-05)Esta pesquisa analisa como a noção saussuriana de valor pode contribuir para o ensino das orações subordinadas adverbiais como forma de colaborar para a compreensão do estudante em relação ao uso das conjunções nos períodos ... -
O processo de reconstrução da identidade enunciativa do sujeito afásico no âmbito clínico público
Silva, Larissa Rizzon da (2017-11-21)Esta pesquisa consiste na investigação do processo de reconstrução da identidade enunciativa do sujeito afásico no âmbito clínico público. Para isso, analisaram-se as teorias linguísticas de Saussure (2002, 2012), Benveniste ... -
A produção da paráfrase sob o viés da semântica argumentativa: a argumentação interna (AI)
Dal Pozzo, Daniela Fátima (2020-11-20)Este estudo objetiva demonstrar como a noção de argumentação interna (AI), presente na versão atual da Semântica Argumentativa, em especial na Teoria dos Blocos Semânticos, de Carel e Ducrot, pode auxiliar acadêmicos a ... -
Programa de Mobilibidade Acadêmica Internacional da Universidade de Caxias do Sul: desafios linguísticos-culturais dos intercambistas
Rosa, Lisiara Vargas da (2018-12-13)Este estudo tem como objetivo propor atividades que contribuam com o Programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul – UCS, no sentido de colaborar com o desenvolvimento da competência comunicativa de ... -
A teoria da polifonia de Oswald Ducrot e a qualificação do desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do ensino fundamental
Melek, Patrícia Kern (2023-11-14)O objetivo deste estudo é o de demonstrar de que maneira a Teoria da Polifonia, de Ducrot, pode qualificar o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração de ... -
A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
Wistchoreck, Mirley Tereza Correia da Costa (2021-07-31)O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e ... -
Variação linguística na Língua Brasileira de Sinais : um estudo comparativo em escolas de surdos no Sul do Brasil
Santos, Marisol Cristina dos (2023-03-03)Viver em sociedade, relacionando os diferentes espaços de convivio, como escola, casa, trabalho, é um desafio. A variedade linguistica ali encontrada representa a riqueza da língua e a interação, porém poderá apresentar ...