• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Orações subordinadas adverbiais: as relações de sentido a partir dos pressupostos saussurianos

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Carla de Camargo Veseloski.pdf (2.682Mb)
Data
2021-02-05
Autor
Veseloski, Carla de Camargo
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa analisa como a noção saussuriana de valor pode contribuir para o ensino das orações subordinadas adverbiais como forma de colaborar para a compreensão do estudante em relação ao uso das conjunções nos períodos compostos. Para isso, observou-se os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular sobre como norteiam o ensino de língua portuguesa em seus documentos. Também é analisado, como as orações subordinadas adverbiais são apresentadas em duas gramáticas normativas, a de Bechara e Cunha e Cintra, intituladas respectivamente: Moderna gramática Portuguesa (2009) e Nova gramática do português contemporâneo (2001). Dois livros didáticos também foram estudados para que se pudesse observar como eles tratam tal conteúdo, são eles: Se liga na língua (2016) e Português trilhas e tramas (2016). O aporte teórico concentra-se no linguista Ferdinand de Saussure, especialmente nos conceitos de língua, linguagem, fala, sistema, signo linguístico, relações associativas e sintagmáticas e, em especial, a noção valor. Além do linguista outros estudiosos de sua teoria são revisitados, como Michel Arrivé, Claudine Normand, Löic Depecker, Valdir do Nascimento Flores, Leci Borges, entre outros. Por fim, o conteúdo do livro didático que trata das orações subordinadas, o que propõe os documentos referentes ao ensino de língua e como a gramática apresenta tal conteúdo são relacionados com a noção saussuriana de valor, que trata do sentido por meio da relação de oposição entre os termos em um enunciado, para que se possa trabalhar, refletir e propor atividades que contemplem a compreensão dos enunciados por meio dessa perspectiva [resumo fornecido pelo autor].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6798
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV