Navegação por autor "Nery, Carlos Eduardo"
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Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel
Fardo, Marcelo Luís (2011)Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ... -
Análise postural digital para ciclistas
Franke, LeonardoO presente trabalho objetiva o estudo de conceitos e desenvolvimento de um sistema digital que auxilie ciclistas amadores, de forma simples, a obterem um posicionamento correto durante o pedalar. Tal sistema, nomeado ... -
Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
Pagno, Anne LorandiNarrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ... -
Áudio adaptativo baseado em emoções: trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos
Macêdo, Felipi MedeirosEste trabalho consiste em uma pesquisa teórico-prática sobre áudio adaptativo baseado em emoções, constituindo uma trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos. A proposta se situa numa revisão bibliográfica ... -
Computadores vestíveis afetivos como interface de comunicação
Corso, AlineEste trabalho consiste de uma pesquisa teórico/prática que apresenta ligações significativas entre o corpo e as tecnologias, através da investigação dos conceitos de computadores vestíveis, computação afetiva e computadores ... -
Desenvolvimento de um aplicativo móvel com OCR e reconhecimento de voz para leitura de consumo de água e gás em condomínios
Andrade, Ricardo PasinEste trabalho apresenta como cenário o processo de coletas de medidas de consumo de gás e água na Administradora de Condomínios Solução, localizada em Caxias do Sul. Neste cenário existem algumas dificuldades vistas pela ... -
Desenvolvimento de uma engine 3D voltada a dispositivos móveis
Coppi, Luciano TeixeiraA indústria jogos se desenvolveu muito nos últimos anos, batendo recordes de venda e faturando bilhões. Com a crescente popularidade de dispositivos m oveis, como celulares, smartphones entre outros, um novo mercado para ... -
Estudo de aplicação de interface alternativa a jogos baseados no Desktop
Porto, Tássia dos SantosEste projeto busca contextualizar as interações entre homem e computador, especificamente nos jogos, e analisar a possibilidade da inserção de dispositivos alternativos de entrada aos jogos digitais baseados no conceito ... -
Estudo em processamento de imagens digitais aplicado ao reconhecimento de placas de veículos automotores brasileiros
Almeron, Cássio PinheiroEste trabalho apresenta a pesquisa e o desenvolvimento de um método para identificação dos caracteres de placas de licenciamento de veículos automotores através de imagens digitais. Esta identificação é realizada através ... -
Interface gestual aplicada à recuperação do movimento
Gyboski, Daniel EduardoEste trabalho consiste de uma pesquisa teórica/prática envolvendo interfaces gestuais e reabilitação de movimentos físicos. As investigações teóricas guiaram à implementação de uma aplicação dirigida a auxiliar a fisioterapia, ... -
Kinected Blender : uma solução para criação de animações 3D utilizando Kinect e Blender
Melo, Fernando CastilhosA geração da animação de um personagem 3D e complexa e custosa, especialmente para animadores que não possuem uma equipe que auxilie na produção. Isso deve-se ao fato do animador necessitar mudar a pose do personagem a ... -
Lighted strings : tecnologia aplicada ao aprendizado de guitarra
Stangherlin, RodolfoEsta monografia analisa aspectos da aprendizagem de um instrumento musical e abordagens tecnológicas para esse objetivo. Algumas dessas tecnologias são clássicas, podendo até ser representadas em papel (como a tablatura), ... -
Um objeto de aprendizagem com interação multimodal em um ambiente de realidade aumentada
Giombelli, Lucas MendoEsse trabalho apresenta um breve histórico sobre Realidade Aumentada e os principais conceitos da área, bem como exemplos de aplicações nas diversas áreas de conhecimento onde ela pode ser utilizada. É apresentado também ... -
Projeção mapeada como uma ferramenta de comunicação e marketing
Ritta, Siliara BorgesO presente trabalho pretende discutir as modificações na comunicação através da inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, principalmente a internet, pensando na possibilidade de atração do público conectado ... -
Proposta de interface de integração entre sistema CAD e ERP
Bitencourt, Ariovaldo CarlosNos dias atuais as empresas são cada vez mais desafiadas a superarem suas próprias metas de desempenho. É praticamente inviável estabelecer um planejamento estratégico rígido para muitos anos, pois as mudanças de cenários ... -
Proposta de rede social gamificada para associações de câncer infantil
Facchin, AndreiCom os games e as redes sociais presentes cada vez mais no cotidiano dos seres humanos, é possível verificarmos os benefícios que ambos podem trazer ao serem utilizados em conjunto. Este trabalho propõe um modelo de rede ... -
Realidade aumentada como suporte e-commerce
Fachinetto, MarceloA Realidade Aumentada é uma tecnologia que proporciona interação e representação avançada entre os mundos real e virtual, que pode auxiliar os clientes a comprar em sites de e-commerce. Devido a grande quantidade de opções ... -
Serious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças
Severgnini, Luís FilipeOs serious games são ferramentas de aprendizagem eficazes, pois são motivadores e porque podem comunicar de forma e ficiente conceitos e fatos sobre diversos assuntos. O objetivo deste trabalho era projetar e desenvolver ... -
Um Serious Games para apoio a pré-alfabetização
Cichelero, FlávioCom o surgimento das novas interfaces humano-computador que tornaram a tecnologia cada vez mais interativa, os games tornaram-se uma ferramenta em potencial à diversas aplicações. É possível verificar-se os benefícios que ... -
Sistema de localização baseado em integração gestual
Giovanella, AndrielNesse trabalho são abordadas características da interação humano-computador, visando criar um sistema de interação não-convencional. Para tal é apresentado um estudo em reconhecimento gestual e de padrões. O sistema a ser ...