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dc.contributor.advisorLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.authorLava, Paloma
dc.contributor.otherXerri, Eliana Gasparini
dc.contributor.otherSilva, Janine Gomes da
dc.date.accessioned2022-05-20T19:59:07Z
dc.date.available2022-05-20T19:59:07Z
dc.date.issued2022-05-20
dc.date.submitted2022-02-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10058
dc.descriptionEsta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Mestrado Profissional e na linha de Fontes e Acervos na Pesquisa e Docência em História se propôs a analisar as representações de beleza feminina nas capas da Revista Claudia da segunda década do século XXI, mais especificamente de 2014 a 2020. A investigação teve como intuito pensar o ensino de História em suas relações com as lutas feministas, levando em consideração os movimentos sociais que ocorreram com maior ênfase em 2015, podendo assim perceber se ocorreram mudanças (ou não) nas representações da revista dentro do período de estudo. O objetivo geral desta investigação é pesquisar nas capas da revista Claudia as representações do feminino e da beleza, no recorte temporal entre 2014 e 2020, pensando nas possíveis relações para o ensino de História. Como principais contribuições teóricas e metodológicas para a realização deste estudo, destaco Chartier (1998, 2002, 2009, 2010, 2011 e 2020), Louro (1995, 1997, 2008), Mira (1997), Pedro (2012), Peen (2017), Perrot (2007), Pinto (2010), Scalzo (2011) e Scott (1995). Da análise das capas selecionadas, percebemos que elas passaram a ter um maior apelo de assuntos importantes e sensíveis às mulheres a partir de 2015, possivelmente influenciadas pela onda de protestos que tomou a América Latina em 2015 e 2016. Manifestações que tiveram grande aderência das mulheres, principalmente de jovens e que se iniciaram no Brasil após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal da PL 5069- 2013, um projeto de lei que previa a limitação do atendimento as vítimas de estupro. Assuntos recorrentes vinculados à moda e a troca de estações; às representações do corpo feminino magro; apelos a uma 'beleza natural'; a prevalência de mulheres brancas, a falta de representatividade de corpos que fogem ao padrão de mulher branca, magra, famosa e bem-sucedida; a constante manutenção do feminino frágil, delicado e preocupado com a beleza; essas são algumas das conexões que encontramos entre as capas analisadas. Como dimensão propositiva e conexão com o ensino de história, pensando em mídias e na produção de discursos diferenciados sobre o lugar da mulher e seu protagonismo na História, produzimos uma série de seis podcasts que foram divulgados nas mídias sociais em especial em um perfil do Instagram Protagonismo Feminino. Os podcasts foram um modo de abordar e questionar práticas machistas presentes no dia a dia das mulheres, mostrando que a revista Claudia está dentro do contexto social e cultural contemporâneo. Fizemos a seleção de alguns temas mais amplos como o machismo no esporte, o machismo na literatura clássica brasileira, a invisibilidade histórica das mulheres, a violência contra as mulheres, o feminismo negro e a representação do feminino e da beleza. Através deste estudo podemos concluir que o machismo ainda perpassa nossa sociedade e está presente no nosso cotidiano, fazendo-se presente nas representações de beleza feminina que circulam em revistas como Cláudia e em outros materiais publicitários. Por conta disso são importantes os estudos de gênero para que possamos compreender o processo que vivemos e lutar contra ele desta forma, esta pesquisa buscou contribuir com o tema e oferecer subsídios para a reflexão sociocultural. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis, carried out with the Graduate Program in History, Professional Master's Degree, and related to the line of Sources and Collections in Research and Teaching of History proposes to analyze the representations of female beauty on the covers of the Brazilian magazine Claudia during the second decade of the 21st century, more specifically from 2014 to 2020, to examine the teaching of History in its relations with feminist struggles. The main objective of this study is to investigate the representations of the feminine and beauty on the covers of Claudia magazine, in the time period between 2014 and 2020, thinking about possible connections to the teaching of History. As the main theoretical and methodological contributions for this study, we highlight Chartier (1998, 2002, 2009, 2010, 2011 and 2020), Louro (1995, 1997, 2008), Mira (1997), Pedro (2012), Peen (2017), Perrot (2007), Pinto (2010), Scalzo (2011), and Scott (1995). From the analysis of the selected covers, we noticed that, from 2015 on, they started to feature more issues that were important and relevant to women, possibly influenced by the wave of protests that took over Latin America in 2015 and 2016. Recurrent topics related to fashion and the changing of the seasons, the representations of the thin female body, appeals to a 'natural beauty', the predominance of white women, the lack of representation of bodies that do not fit the white, thin, famous, and successful woman standard, the constant maintenance of the fragile, delicate, and beauty-conscious feminine, these are some of the connections we found among the covers we analyzed. As a propositional approach and in connection with the teaching of History, considering the media and the creation of new discourses on the place of women and their role in History, we produced a series of podcasts that were broadcasted on social media, especially on an Instagram account called Protagonismo Feminino (Female Protagonism). The theme of the podcasts was the machismo (male chauvinism) present in women's day-to-day life from a selection of some broader themes, such as machismo in sports, machismo in classic Brazilian literature, the historical invisibility of women, violence against women, black feminism, and the representation of the feminine and beauty. We can conclude through this study that machismo still permeates our society and is present in our daily lives. Thus, gender studies are important, so that we can understand the process we are going through and fight against it. [resumo fornecido elo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFeminismo - Históriapt_BR
dc.subjectBeleza feminina (Estética)pt_BR
dc.subjectMulheres - Identidadept_BR
dc.subjectFeminism - Historyen
dc.subjectFeminine beauty (Aesthetics)en
dc.subjectWomen - Identityen
dc.titleRevista Claudia: representações do feminino e da beleza (2014-2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4367977137148441pt_BR
mtd2-br.author.lattesLAVA, P.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Históriapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2022-05-19


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