dc.description | Este trabalho tem, como tema de pesquisa, as contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento da consciência fonológica por crianças em processo de alfabetização. Visa, principalmente, tratar sobre as possíveis contribuições que a Literatura oral pode dar para o desenvolvimento da consciência fonológica por esses estudantes. Mais precisamente, os objetivos deste estudo se encarregam de apresentar o sistema fonológico e seu funcionamento, discutindo a relação entre contação de histórias e Fonologia. Com base na revisão de literatura e pela justificativa na importância que este estudo tem para a educação bem como para a formação de crianças e para a ciência linguística a relevância prevalece pelas discussões sobre ter consciência de que o sistema fonológico impacta no sistema ortográfico implicando no processo de alfabetização infantil. A revisão de literatura e a discussão acontece para explicitar que, ao contar histórias é possibilitado à criança em processo de alfabetização a reflexão, a correção e o consequente aperfeiçoamento do fazer referente à oralidade, à leitura e, principalmente, à escrita, fazendo-a trabalhar internamente sua consciência fonológica. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |