• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Antecedentes da retenção de funcionários em empresas prestadoras de serviços contábeis

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Anelise Pioner.pdf (767.8Kb)
Data
2022-05-25
Autor
Pioner, Anelise
Orientador
Eckert, Alex
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Com a expansão do setor de serviços nas últimas décadas e o consequente aumento de competividade, as empresas viram-se ainda mais dependentes do capital humano para enfrentar as mudanças. O desenvolvimento dos recursos humanos se mostra essencial visto que os funcionários estão fortemente relacionados ao serviço entregue e aos consumidores. Portanto, reter funcionários experientes se torna necessário para oferecer serviços de qualidade e assim, se destacar em mercados competitivos. A partir disso, este estudo teve como objetivo analisar a influência do engajamento, do empoderamento e da satisfação na retenção dos funcionários em empresas prestadoras de serviços contábeis. Para implementar o estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de uma survey e os dados foram analisados por meio de estatísticas multivariadas, incluindo a técnica na MEE - Modelagem de Equações Estruturais, a fim de testar as hipóteses de pesquisa e validar o modelo teórico proposto. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários de autopreenchimento disponibilizados por meio eletrônico. A amostra compreendeu 198 funcionários de escritórios contábeis brasileiros. O estudo revelou que o engajamento e o empoderamento impactam na satisfação dos funcionários, que por sua vez, impacta na retenção dos funcionários. No entanto, não se constatou efeitos diretos do engajamento e empoderamento sobre a retenção de funcionários, apenas quando mediado pela satisfação. A partir dos achados deste estudo, contribui-se para uma melhor compreensão dos antecedentes da retenção de funcionários. Além disso, se evidencia a importância dos funcionários se sentirem satisfeitos com as estratégias de engajamento e empoderamento para que haja reflexos na retenção de funcionários. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10096
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV