Show simple item record

dc.contributor.advisorFadanelli, Sabrina Bonqueves
dc.contributor.authorBrandalise, Giovana Bertassi
dc.contributor.otherPescador, Cristina Maria
dc.contributor.otherMonzón, Andrea Jessica Borges
dc.date.accessioned2022-06-04T13:58:06Z
dc.date.available2022-06-04T13:58:06Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.date.submitted2021-06-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10120
dc.descriptionEste trabalho foi desenvolvido para explorar como o uso da Gramática Sistêmico-Funcional, especificamente a Função Interpessoal, pode ajudar os professores em cursos de Inglês como língua estrangeira. A Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) foi desenvolvida por Halliday, que pensou em como a linguagem funciona na relação entre falante/escritor e ouvinte/leitor. Neste trabalho, é feita uma introdução sobre a GSF, com uma breve explicação sobre as Metafunções Experiencial e Textual, e uma explicação mais detalhada sobre a Metafunção Interpessoal, que é o foco deste trabalho. Para examinar como o uso da GSF pode auxiliar o professor, sete atividades de cinco livros didáticos diferentes foram analisadas. O principal objetivo da análise é fazer sugestões de como os exercícios escolhidos podem ser trabalhados sob a perspectiva funcional. Através da análise é possível concluir que a GSF pode ser uma ferramenta vantajosa para o professor aprimorar o aprendizado dos alunos utilizando o livro didático como base, ajudando-os a aprender como verdadeiramente manipular a língua para melhor se comunicar em situações de vida real. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis paper was developed to explore how the use of Systemic Functional Grammar, specifically the Interpersonal Function, can help teachers in English as a Foreign Language courses. The Systemic Functional Grammar (SFG) was developed by Halliday, who thought about how language works with the relation between speaker/writer and listener/reader. In this paper, SFG is introduced, with a brief explanation of the Experential and Textual Metafunction, and a more detailed one of the Interpersonal Metafunction, which is the focus of this work. To examine how the use of SGF can help teachers, seven coursebook activities from five different books were analyzed. The main objective of the analysis is to make suggestions on how the exercises chosen can work with a functional perspective. From the analysis it is possible to conclude that SFG may be an advantageous tool for teacher to improve students learning from coursebook material, helping them learn how to truly manipulate language to communicate better in real life situations. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.subjectGramática sistêmicapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de inglêspt_BR
dc.titleSystemics functional grammar: applying the interpersonal function to the analysis of EFL pedagogical material and for suggestions of pedagogical activitiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Letras - Inglêspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record