Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDall Agnol, Samira
dc.contributor.authorBellaver, Camila
dc.contributor.otherCeccagno, Douglas
dc.contributor.otherFadanelli, Sabrina Bonqueves
dc.date.accessioned2022-06-04T14:38:30Z
dc.date.available2022-06-04T14:38:30Z
dc.date.issued2021-05-22
dc.date.submitted2020-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10121
dc.descriptionTrabalhar com Literatura em sala de aula é um desafio que muitos professores enfrentam, principalmente ao incorporar textos literários em um contexto de inglês como língua estrangeira. Nas escolas públicas brasileiras, os problemas em relação a esse tema são ainda maiores. Um dos argumentos mais comuns em relação ao uso da Literatura nas aulas é a falta de motivação dos alunos, que muitas vezes se distraem com outros meios de entretenimento, como mídias sociais, filmes e séries. A Literatura de Terror é um gênero em que o professor consegue prender a atenção dos alunos, devido à sua proximidade com as transformações físicas e psicológicas que os estudantes podem enfrentar nas suas vidas. Considerando os níveis de ensino médio e as questões relacionadas à adolescência, a Literatura de Terror pode ajudar os professores a se aproximarem das emoções dos alunos e fazer uma conexão entre ficção e realidade. Como os personagens enfrentam problemas fictícios, os alunos adolescentes podem estar enfrentando problemas reais, portanto, essa proximidade pode ajudá-los a refletir sobre muitas coisas. Falando sobre o efeito emocional da leitura, pode fomentar a empatia dos alunos e desenvolver um pensamento crítico em relação a muitos assuntos. Outra possibilidade que a Literatura de Terror oferece é o aspecto cultural intrínseco às obras literárias. Como se afirma na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Inglês é uma língua franca e deve ser ensinado tendo em conta os aspectos culturais da língua. Pode-se dizer que o Terror é um género especialmente ligado às crenças americanas. Na América do Norte, há uma forte relação com contos sobrenaturais sobre bruxas relacionados ao povoamento do país. Outro aspecto são as crenças e contos nativos americanos sobre monstros e criaturas que vivem nas florestas. Por falar na introdução do texto literário em uma sala de aula de inglês como língua estrangeira, é possível ter um aumento do vocabulário e da fluência dos alunos. Este trabalho visa chegar a um modelo de projeto de leitura, por meio de um plano de aula contemplando cinco aulas de cinquenta minutos, elaborado para a segunda série do Ensino Médio. Foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica da literatura sobre o assunto. Os principais autores citados neste artigo são Candido (2004), Cosson (2006), Punter (1996), Matek (2015) e Dalcanalle (2015). Os objetivos finais deste artigo são propor uma reflexão sobre a introdução da Literatura nas aulas de inglês como língua estrangeira para impulsionar a criatividade, o desenvolvimento crítico e o conhecimento de nossos alunos sobre a língua-alvo e refletir sobre os benefícios de trabalhar com Literatura de Terror com alunos do Ensino Médio. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractWorking with Literature in classroom is a challenge which many teachers face, mainly when incorporating literary texts in an EFL context. In Brazilian public schools the problems regarding this topic are even bigger. One of the most common arguments concerning the use of Literature in class is the lack of motivation from the students, who are often distracted by other means of entertainment, such as social media, films and series. The Horror Literature is a genre on which the teacher can keep the students' attention, due to its proximity to what the physical and psychological transformations students might face in their real life. Considering the High School levels and the issues related to adolescence, the Horror Literature can help the teachers to approximate on the students' emotions and they can make a connection between fiction and reality. As the characters face fictional problems, the teenager students might have been facing real problems, so, this proximity can help them to ponder upon many things. Talking about the emotional effect of the reading, it can foster the students' empathy and develop a critical thinking regarding many subjects. Another possibility that Horror Literature provides is the cultural aspect intrinsic to the literary works. As it is stated at BNCC (Base Nacional Comum Curricular) that English is a lingua franca and it should be taught taking into account the cultural aspects of the language, it is possible to say that Horror is a genre specially connected to American's beliefs. In North America, there is a strong relation with supernatural tales about witches related to the settlement of the country. Other aspect is the Native American beliefs and tales about monsters and creatures who live in the forests. Talking about the introduction of the literary text in an EFL classroom, it is possible to have an increase of the students' vocabulary and fluency. This paper aims to reach a model of a reading project, through a lesson plan contemplating five classes of fifty minutes, designed for the second grade of High School. It was developed through a bibliographical research of the literature on this subject. The main authors quoted in this paper are Candido (2004), Cosson (2006), Punter (1996), Matek (2015) and Dalcanalle (2015). The final goals of this paper are to propose a reflection about the introduction of Literature in EFL classes to boost our student's creativity, critical development and knowledge on the target language and to ponder about the benefits of working with Horror Literature with High School students. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.subjectContos de terrorpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.titleHorror literature: from Mary Shelley to Neil Gaiman, a genre to captivate teenage studentspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Letras - Inglêspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-05-21


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples