Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Bó, Giancarlo
dc.contributor.authorMarsilio, Maguil
dc.contributor.otherMecca, Marlei Salete
dc.contributor.otherGullo, Maria Carolina
dc.contributor.otherCésar, Pedro de Alcântara Bittencourt
dc.contributor.otherMendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.date.accessioned2022-06-07T13:49:50Z
dc.date.available2022-06-07T13:49:50Z
dc.date.issued2022-06-01
dc.date.submitted2021-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10151
dc.descriptionO turismo é uma atividade em constante crescimento, sujeita a frequentes transformações e possui grande relevância social e econômica. Possui como característica a troca de experiências nas relações humanas por meio da hospitalidade. No contexto da distribuição dos serviços/produtos turísticos, com toda sua complexidade, o setor de meios de hospedagens tem como base a hospitalidade comercial, ou seja, a gestão de serviços de hospitalidade. Este trabalho tem o objetivo de propor um modelo de mensuração da relação entre os elementos formadores das capacidades dinâmicas e o desempenho das empresas hoteleiras, no município de Gramado/RS. Os objetivos específicos buscam atender ao objetivo geral, ao: (1) propor um protocolo de avaliação das capacidades dinâmicas a serem desenvolvidas em empresas do setor hoteleiro; (2) identificar as capacidades dinâmicas existentes nos empreendimentos hoteleiros de diferentes modelos de gestão; e (3) mensurar a interferência dessas capacidades no desempenho das organizações. A metodologia de pesquisa tem natureza aplicada, de abordagem quantitativa, com estratégia de coleta de dados via survey com análise multivariada de dados por meio da modelagem de equações estruturais. O total de respostas válidas foi de 274 com 36 diferentes hotéis participantes, número adequado para verificação estatística de modelo de equações estruturais. Os resultados indicaram que os processos de detecção, ou sensing, presentes e ativos nos empreendimentos hoteleiros, contribuem positivamente para a formação das capacidades dinâmicas, bem como os processos de apreensão, ou seizing. Ao testar se os processos de renovação contínua, ou transforming, presentes e ativos nos empreendimentos hoteleiros contribuem positivamente para a formação das capacidades dinâmicas, a hipótese foi parcialmente suportada, indicando um resultado recomendado pela literatura, porém dentro de parâmetros que não excluem sua validação, ainda que parcial. Por fim, a utilização de indicadores de desempenho presentes e ativos nos empreendimentos hoteleiros apresentaram contribuição positiva para a formação das capacidades dinâmicas. Portanto, é possível inferir que o desenvolvimento das capacidades dinâmicas nos empreendimentos hoteleiros estabelece vantagens competitivas. O trabalho ainda apresenta indicadores de desempenho econômicos, com dados de 2019 e 2020, que se somam às análises do teste das hipóteses, contribuindo para a sustentação da proposta da tese. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractTourism is an activity in constant growth, subject to frequent transformations and has great social and economic relevance. Its characteristic is the exchange of experiences in human relationships through hospitality. In the context of the distribution of tourist services/products, with all its complexity, the accommodation sector is based on commercial hospitality, that is, the management of hospitality services. This work aims to propose a model for measuring the relationship between the elements that form dynamic capabilities and the performance of hotel companies in the city of Gramado/RS. The specific objectives seek to meet the general objective by: (1) proposing a protocol for evaluating the dynamic capabilities to be developed in companies in the hotel sector; (2) identifying the dynamic capabilities existing in hotel developments with different management models; and (3) measuring the interference of these capabilities in the performance of organizations. The methodology is applied research, with a quantitative approach, with a data collection strategy via survey with multivariate data analysis through structural equation modeling. The total number of valid responses was 274 with 36 different participating hotels, an adequate number for statistical verification of the structural equation model. The results indicated that the detection processes, or sensing, present and active in hotel enterprises, contribute positively to the formation of dynamic capabilities, as well as the processes of apprehension, or seizing. When testing whether the processes of continuous renovation, or transforming, present and active in hotel projects contribute positively to the formation of dynamic capabilities, the hypothesis was partially supported, indicating a result recommended by the literature, but within parameters that do not exclude its validation, even if partial. Finally, the use of performance indicators present and active in hotel projects presented a positive contribution to the formation of dynamic capabilities. Therefore, it is possible to infer that the development of dynamic capabilities in hotel projects establishes competitive advantages. The research also presents economic performance indicators, with data from 2019 and 2020, which are added to the analysis of the hypothesis test, contributing to the support of the thesis proposal. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectIndústria hoteleirapt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectTurismo - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectHotel industryen
dc.subjectHospitalityen
dc.subjectTourism - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.titleA relação entre elementos formadores das capacidades dinâmicas e o desempenho das empresas hoteleiras: um modelo de mensuraçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9034540491766936pt_BR
mtd2-br.author.lattesMARSILIO, M.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples