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dc.contributor.advisorMilan, Gabriel Sperandio
dc.contributor.authorBebber, Suélen
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.contributor.otherEberle, Luciene
dc.contributor.otherSlongo, Luiz Antonio
dc.date.accessioned2015-10-02T19:13:19Z
dc.date.available2015-10-02T19:13:19Z
dc.date.issued2015-10-02
dc.date.submitted2015-09-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1023
dc.descriptionO comportamento do consumidor, frente às novas opções oferecidas pela internet e pelos canais on-line tem mudado a forma com que os consumidores agem e buscam pela melhor opção de compra. Diante disso, é necessário o entendimento dos antecedentes ou dos fatores determinantes da intenção de compra dos consumidores, o que é oportuno de ser estudado no contexto de compras on-line, visto que tal contexto está se disseminando entre os consumidores. Isto posto, a partir desta pesquisa, foi elaborado e testado um Modelo Teórico, considerando os construtos Qualidade da Informação, Desconfiança e Risco Percebido como antecedentes da Intenção de Compra, com o objetivo de analisar a relação entre estes construtos no contexto de compras on-line. Dando sequência ao estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de uma survey. Para a análise dos dados, foram utilizadas estatísticas multivariadas, incluindo a Modelagem de Equações Estruturais, para que fossem testadas e analisadas as hipóteses de pesquisa. Os resultados evidenciaram que a qualidade da informação influencia positivamente a desconfiança no site de compras on-line; a desconfiança influencia negativamente o risco percebido; a qualidade da informação influencia positivamente na intenção de compra do consumidor no site de compras on-line; e a desconfiança influencia negativamente na intenção de compra do consumidor no site de compras on-line. Dessa forma, o estudo contribui com a evolução dos conceitos empiricamente testados, no sentido de um maior entendimento individual de cada construto apresentado no Modelo Teórico, bem como da relação entre eles como determinantes da intenção de compra, indicando que se encontrem relações significativas entre a Qualidade da Informação, a Desconfiança e o Risco Percebido como determinantes da Intenção de Compra no contexto de compras on-line, que podem vir a repercutir em maior lucratividade e rentabilidade e, consequentemente, maior competitividade para varejistas on-line.pt_BR
dc.description.abstractConsumer behavior, facing the new options that the internet and online channels offer, has changed the way consumers act and search for the best purchase option. Therefore, the understanding of the antecedents or determinant factors of customers’ purchase intention is necessary, what is opportune to be studied in the online purchase context, since such context is disseminating among customers. Therein, from this research, a Theoretical Model has been elaborated and tested, considering the constructs Information Quality, Distrust and Perceived Risk as antecedents of Purchase Intention, aiming at analyzing the relation among these constructs in the online purchase context. Continuing the study, a quantitative research was performed, by means of the application of a survey. Multivariate statistics technics were applied for data analyses, including Structural Equation Modeling, to test and analyze the proposed research hypotheses. The results showed that information quality positively influences distrust in the website; distrust negatively influences perceived risk; information quality positively influences customer purchase intention in the website; and distrust negatively influences customer purchase intention in the website. Therefore, this study contributes with the evolution of the empirically tested concepts, in the sense of a greater individual understanding of each construct presented in the Theoretical Model, as well as the relation among them as determinants of purchase intention, indicating that meaningful relations be found between Information Quality, Distrust and Perceived Risk as determinants of Purchase Intention in the online purchase context, that may impact greater profitability and, consequently, greater competition for online retailers.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectElectronic commercept_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectShoppingpt_BR
dc.titleQualidade da informação, desconfiança, risco percebido e intenção de compra no contexto de compras on-linept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3033254341485623pt_BR
mtd2-br.author.lattesBEBBER, S.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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