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dc.contributor.advisorMandelli, Roberto Itacyr
dc.contributor.authorAver, Débora
dc.contributor.otherAguzzoli, Cesar
dc.contributor.otherJonko, Eliena
dc.date.accessioned2022-06-15T14:00:01Z
dc.date.available2022-06-15T14:00:01Z
dc.date.issued2021-12-10
dc.date.submitted2021-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10331
dc.descriptionO estudo da corrosão, de suas formas e os mecanismos pelos quais ocorre, é importante para os mais variados setores da indústria, estando diretamente relacionado com o meio e as condições de exposição nas quais o material se encontra. Visto que o alumínio é um dos materiais mais utilizados em inúmeros segmentos industriais a nível mundial, optou-se por avaliar seu comportamento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o comportamento de uma liga de alumínio da série 3000, pode ser previsto por meio de uma simulação computacional, ao utilizar-se um programa adequado para tanto. Essa avaliação dos resultados obtidos experimentalmente por ensaios acelerados de corrosão, visa verificar se estes serão condizentes com os resultados obtidos por meio de simulação computacional, utilizando-se de uma modelagem parametrizada para tanto. Dessa forma, esses ensaios experimentais foram conduzidos em equipamentos de névoa salina neutra e equipamentos de névoa salina acética, por períodos de tempo variáveis de no mínimo 1 hora até 1000 horas de exposição. Assim, para a realização desta validação do método computacional, os parâmetros operacionais especificados durante a operação do software, foram definidos de acordo com os valores específicos da liga utilizada na fabricação das amostras e de acordo com as condições ambientais encontradas nos equipamentos de salt spray, que foram utilizados nos ensaios conduzidos em laboratório. Desta forma, os resultados obtidos para os valores de diferença entre a massa inicial e final e os valores de taxa de corrosão, tanto para as amostras ensaiadas experimentalmente quanto para os resultados da simulação numérica, puderam ser comparados entre si. Por fim, para que ocorra um maior entendimento dos mecanismos de corrosão, apresentada pelas amostras da liga de alumínio utilizada no material testado experimentalmente, análises de MEV/FEG e de EDS foram realizadas, permitindo que a avaliação dos resultados fosse feita de forma mais precisa. Assim, com base nesses ensaios, se conseguiu verificar uma maior perda de massa e uma mais elevada taxa de corrosão para as amostras expostas a névoa salina acética, uma maior divergência de resultados da triplicata para a névoa salina neutra, além de uma dificuldade da simulação em reproduzir tais resultados. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe study of corrosion, its forms and the mechanisms by which it occurs, is important for the most varied sectors of the industry, being directly related to the environment and the exposure conditions in which the material is found. Since aluminum is one of the most used materials in countless industrial segments worldwide, it was decided to evaluate its behavior. Thus, the present work aims to verify if the behavior of an aluminum alloy of the 3000 series can be predicted by means of a computer simulation, using a suitable program. This evaluation of the results obtained experimentally by accelerated corrosion tests, aims to verify if these will be consistent with the results obtained through computer simulation, using a parameterized modeling for this purpose. Thus, these experimental tests were carried out in neutral saline fog equipment and acetic salt fog equipment, for variable periods of time ranging from at least 1 hour to 1000 hours of exposure. Thus, to carry out this validation of the computational method, the operating parameters specified during the software operation were defined according to the specific values of the alloy used in the manufacture of the samples and according to the environmental conditions found in the salt spray equipment, that were used in the tests conducted in the laboratory. In this way, the results obtained for the difference values between the initial and final mass and the corrosion rate values, both for the experimentally tested samples and for the results of the numerical simulation, could be compared with each other. Finally, in order for a greater understanding of the corrosion mechanisms to occur, presented by the aluminum alloy samples used in the experimentally tested material, SEM/FEG and EDS analyzes were performed, allowing the evaluation of the results to be made more precisely. Thus, based on these tests, it was possible to verify a greater loss of mass and a higher corrosion rate for the samples exposed to acetic salt spray, a greater divergence of results from the triplicate for the neutral salt spray, in addition to a difficulty in the simulation in reproducing such results. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectAlumíniopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectEngenharia químicapt_BR
dc.titleAnálise numérico-experimental de corrosão em chapas de alumínio para validação de método computacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Químicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-10


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