• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf (1019.Kb)
Data
2022-06-29
Autor
Portela, Francimeire Farrapo
Orientador
Lazzari, Fernanda
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar as atividades e ações diárias exigidas pelo mercado. Com o desafio de pensar os processos de formação em Administração, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado atual, como objetivo geral deste estudo, analisar a percepção dos acadêmicos em Administração sobre as competências e as habilidades desenvolvidas durante a sua formação superior. Para tanto, esta dissertação desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo, dividido em duas fases. A primeira foi constituída por uma análise documental do projeto pedagógico orientador e regulamentador das vivências cotidianas do curso de graduação em Administração. Já a segunda, foi composta por dez entrevistas individuais, com egressos formados nos anos de 2020 e 2021, e com a realização de um Grupo Focal com três professores ativos do curso de Administração de Empresas da mesma instituição. Os resultados apontam para o fato de que, embora os egressos reconheçam em si certas competências e habilidades, e reconheçam também a importância do itinerário formativo para as suas vidas profissionais, existe uma insatisfação com as dimensões práticas do processo, apontando para uma fragilidade curricular, de compreensão e vivência didática. Esses elementos também foram percebidos no grupo focal, indicando a urgência da necessidade de uma ressignificação dos processos pedagógicos e um olhar atento do curso para um itinerário em que teoria e prática coabitem e operem de maneira integrada ao processo de formação. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10638
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV