dc.contributor.advisor | Lazzari, Fernanda | |
dc.contributor.author | Portela, Francimeire Farrapo | |
dc.contributor.other | Eckert, Alex | |
dc.contributor.other | Gonçalves, Roberto Birch | |
dc.contributor.other | Ramos, Fernando Maciel | |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T17:10:38Z | |
dc.date.available | 2022-06-30T17:10:38Z | |
dc.date.issued | 2022-06-29 | |
dc.date.submitted | 2022-06-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/10638 | |
dc.description | A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar as atividades e ações diárias exigidas pelo mercado. Com o desafio de pensar os processos de formação em Administração, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado atual, como objetivo geral deste estudo, analisar a percepção dos acadêmicos em Administração sobre as competências e as habilidades desenvolvidas durante a sua formação superior. Para tanto, esta dissertação desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo, dividido em duas fases. A primeira foi constituída por uma análise documental do projeto pedagógico orientador e regulamentador das vivências cotidianas do curso de graduação em Administração. Já a segunda, foi composta por dez entrevistas individuais, com egressos formados nos anos de 2020 e 2021, e com a realização de um Grupo Focal com três professores ativos do curso de Administração de Empresas da mesma instituição. Os resultados apontam para o fato de que, embora os egressos reconheçam em si certas competências e habilidades, e reconheçam também a importância do itinerário formativo para as suas vidas profissionais, existe uma insatisfação com as dimensões práticas do processo, apontando para uma fragilidade curricular, de compreensão e vivência didática. Esses elementos também foram percebidos no grupo focal, indicando a urgência da necessidade de uma ressignificação dos processos pedagógicos e um olhar atento do curso para um itinerário em que teoria e prática coabitem e operem de maneira integrada ao processo de formação. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The rise in business competitiveness has driven profound changes in the business environment, requiring organizations to seek professionals who have competencies and abilities that enable them to manage the daily activities and actions required by the market. With the challenge of thinking about the processes of formation in Management, with the focus on the development of competencies and abilities required by the current market, as a general objective of this study, to analyze the perception of the academics in Management about the competencies and abilities developed during their higher education. To this end, this dissertation was developed from a qualitative study, divided into two phases. The first was made up of a document analysis of the pedagogical project that guides and regulates the daily experiences of the undergraduate course in Management. The second was composed of ten individual interviews with graduates in 2020 and 2021, and a focus group with three active professors from the Business Management course of the same institution. The results point to the fact that, although the graduates recognize in themselves certain competencies and abilities and recognize the importance of the formative itinerary for their professional lives, there is a dissatisfaction with the practical dimensions of the process, pointing to a curricular, comprehension, and didactic experience weakness. These elements were also perceived in the focus group, indicating the urgent need for a redefinition of the pedagogical processes and a careful look at the course for an itinerary in which theory and practice cohabit and operate in an integrated manner in the formation process. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.subject | Habilidades pessoais | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Management | en |
dc.subject | Core competencies | en |
dc.subject | Soft skills | en |
dc.subject | College teaching | en |
dc.title | O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2755340638480773 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | PORTELA, FRANCIMEIRE FARRAPO | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Administração | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Vasconcellos, Francisco Ulissis Paixão e | |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-06-28 | |