Da tinta ao sangue: o ensino de idade média a partir de Game of Thrones
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-05Autor
Rampazzo, Henrique Bondan
Orientador
Radünz, Roberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No presente trabalho, discute-se o uso do gênero da fantasia no ensino de História. Filmes e seriados com ambientação medieval permeiam cada vez mais a cultura popular do mundo contemporâneo; grandes sucessos de bilheteria e crítica, eles atraem multidões que, contudo, tomam muitos dos aspectos mais realistas dessas obras como verídicos, apesar de elementos obviamente fantásticos. A falta de análise acerca de tais verossimilhanças prejudica constantemente o conhecimento histórico. Portanto, propõe-se, na presente dissertação, a utilização dessas mídias para auxiliar na compreensão entre as liberdades poéticas tomadas pelos autores e o conhecimento medieval, almejando, ainda, promover a didatização e utilização da cultura dos alunos em sala de aula. Para alcançar tais fins, o trabalho analisa o seriado Game of Thrones, de George R.R. Martin, baseado na saga original de livros, As Crônicas de Gelo e Fogo, a partir de uma abordagem que destaca a importância da obra utilizada, e da fantasia de forma geral, bem como uma breve história do gênero literário fantástico e de sua adaptação para a mídia seriada. Empregando essa metodologia, foi possível compreender a possibilidade de análise histórica da fantasia através de suas relações de verossimilhança com o contexto medieval, bem como suas vantagens para a sala de aula concernentes na utilização do cotidiano dos estudantes na didática, além de oferecer ao professor um material de apoio na forma de videoaulas confeccionadas como exemplo de aplicação do tema discutido na escola; videoaulas essas presentes no canal do YouTube "Da Tinta ao Sangue". [resumo fornecido pelo autor]