• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Da tinta ao sangue: o ensino de idade média a partir de Game of Thrones

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Henrique Bondan Rampazzo.pdf (1.502Mb)
Data
2022-07-05
Autor
Rampazzo, Henrique Bondan
Orientador
Radünz, Roberto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No presente trabalho, discute-se o uso do gênero da fantasia no ensino de História. Filmes e seriados com ambientação medieval permeiam cada vez mais a cultura popular do mundo contemporâneo; grandes sucessos de bilheteria e crítica, eles atraem multidões que, contudo, tomam muitos dos aspectos mais realistas dessas obras como verídicos, apesar de elementos obviamente fantásticos. A falta de análise acerca de tais verossimilhanças prejudica constantemente o conhecimento histórico. Portanto, propõe-se, na presente dissertação, a utilização dessas mídias para auxiliar na compreensão entre as liberdades poéticas tomadas pelos autores e o conhecimento medieval, almejando, ainda, promover a didatização e utilização da cultura dos alunos em sala de aula. Para alcançar tais fins, o trabalho analisa o seriado Game of Thrones, de George R.R. Martin, baseado na saga original de livros, As Crônicas de Gelo e Fogo, a partir de uma abordagem que destaca a importância da obra utilizada, e da fantasia de forma geral, bem como uma breve história do gênero literário fantástico e de sua adaptação para a mídia seriada. Empregando essa metodologia, foi possível compreender a possibilidade de análise histórica da fantasia através de suas relações de verossimilhança com o contexto medieval, bem como suas vantagens para a sala de aula concernentes na utilização do cotidiano dos estudantes na didática, além de oferecer ao professor um material de apoio na forma de videoaulas confeccionadas como exemplo de aplicação do tema discutido na escola; videoaulas essas presentes no canal do YouTube "Da Tinta ao Sangue". [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10682
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV