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dc.contributor.advisorGiacomello, Cíntia Paese
dc.contributor.authorIsoton, Renan
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherVidor, Gabriel
dc.contributor.otherCarli, Ana Mery Salete de
dc.contributor.otherMartins, Suzana Barreto
dc.date.accessioned2022-07-21T19:07:26Z
dc.date.available2022-07-21T19:07:26Z
dc.date.issued2022-07-21
dc.date.submitted2022-06-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10722
dc.descriptionA indústria da moda, a partir da década de 1980, expandiu consideravelmente graças à consolidação do fast fashion. Como resultado, instaurou-se a era da sazonalidade, o que fez com que a indústria aumentasse sua produção, reduzindo o tempo de vida das roupas e tornando a indústria têxtil a segunda maior poluidora do meio ambiente. Frente a esse cenário, a operacionalização da Economia Circular (EC) se apresenta como alternativa ao atual modelo econômico e de produção, conhecido como Economia Linear (EL). Essa pesquisa propôs um framework para implementação e avaliação das premissas da EC no contexto das confecções, por meio de 32 práticas, distribuídas em seis estágios. Como campo de estudo, utilizouse as confecções da Serra Gaúcha, em virtude de sua importância econômica para região, com potencial de inovação. As práticas de EC definidas na literatura foram avaliadas através de uma survey com 88 confecções. Os resultados indicaram a inexistência de relação entre o porte das empresas com o grau de familiaridade das práticas de EC, contudo, percebeu-se que as confecções tem como inerente o zelo pela produção limpa. Por outro lado, confecções com até 10 anos de mercado demonstraram maior conexão com uso de insumos ecologicamente corretos, com ferramentas promotoras de longevidade e a reinserção de componentes na cadeia. Todas as confecções se demonstraram alinhadas com o desenvolvimento de produto orientado pela EC, sendo as empresas com mais de 30 anos as mais engajadas, bem como são as mais aptas a implementar o uso de energia limpa. Serviços voltados à extensão de vida do produto ainda não são operacionalizados, mas observou-se concordância no uso de ferramentas que promovam a longevidade das roupas (reparos, upcycling, reformas, etc). Por fim, percebeu-se a necessidade de redesenhar a cultura organizacional, como também o relacionamento com o cliente, abarcado a orientação para conservação e manutenção das roupas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractDue to the consolidation of fast fashion, the fashion industry expanded significantly beginning in the 1980s. As a result, the era of seasonality was established, causing the industry to increase its production, reducing the lifespan of clothing and elevating the textile industry to the second largest climate polluter. In response to this scenario, the operationalization of the Circular Economy (CE) presents itself as an alternative to the current economic and production model known as the Linear Economy (LE). This study proposes a framework for the implementation and evaluation of the CE premises in the clothing context, by means of 32 practices, distributed in six stages. As a field of study, we used clothing industry in Serra Gaúcha due to its economic importance for the region and potential for innovation. A survey with 88 garments was used to assess CE practices defined in the literature. The findings revealed that there is no relationship between the size of the companies and their familiarity with EC practices; however, it was discovered that clothing have an inherent care for clean production. On the other hand, garments with a market life of up to ten years had a stronger association with the use of environmentally friendly inputs, tools that promote longevity, and the reinsertion of components in the chain. All of the garments proved to be aligned with CE-guided product development, with companies over 30 years old being the most engaged, as well as the most likely to implement the use of clean energy. Although services aimed at extending product life are not yet available, there was agreement on the use of tools that promote clothing longevity (repairs, upcycling, renovations, etc.). Finally, it was perceived that there was a need to redesign the organizational culture as well as the customer relationship, including the orientation for clothing conservation and maintenance. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectIndústria têxtilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCircular economyen
dc.subjectProduction managementen
dc.subjectTextile industryen
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectEvaluationen
dc.titleTransição à economia circular em confecções : um modelo de avaliaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5573390734136509pt_BR
mtd2-br.author.lattesIsoton, Renanpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorBertolini, Ana Cristina Fachinelli
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-07-20


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