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dc.contributor.advisorLuciano, Marcos Alexandre
dc.contributor.authorMarcon, Ederson
dc.contributor.otherCesario, André Alaniz
dc.contributor.otherVieceli, Alexandre
dc.date.accessioned2022-08-02T11:59:37Z
dc.date.available2022-08-02T11:59:37Z
dc.date.issued2022-07-29
dc.date.submitted2022-07-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10751
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar de maneira numérica e experimental, a resistência mecânica do suporte tipo rebatível, utilizado para fixação do grupo de poltronas do motorista auxiliar à plataforma representativa da carroceria rodoviária do Marcopolo Double Deck. Através do Método dos Elementos Finitos e por meio de teste físico, este estudo busca satisfazer as condições e critérios de aprovação, do ponto de vista normativo e estrutural, quanto aos parâmetros fundamentais da metodologia de aplicação de cargas presentes na ABNT NBR 6091 de 2015 exigidos pela Resolução do CONTRAN n.º 445 de 2013 e Regulamento Europeu UNECE - R14 de 2010. Neste processo quando comparado ao MEF, o modelo físico apresentou menor afastamento do encosto em relação a origem, o qual não demonstrou falhas estruturais e ou mecânicas no procedimento de ensaio. Vale ressaltar que os resultados obtidos mostram variação de 16,80% entre métodos, desta forma, para cargas aplicadas de maneira similar na região pélvica (58423 ± 200 N) e torso (4500 ± 200 N), notou-se que o método numérico foi mais conservador em termos de deslocamento (aproximados 245,00 mm) quando comparado ao experimental (210,00 ± 15 mm). Por fim, o mecanismo rebatível interligado ao conjunto de poltronas atende de maneira integral as condições prescritas na normativa, sendo assim, pode ser disponibilizado em catálogo de componentes do grupo Marcopolo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze, numerically and experimentally, the mechanical resistance of the retractable support when is used to fix the auxiliary driver's seats to the representative platform of the Marcopolo Double Deck road bus. Through the Finite Element Method and by the physical test, this study seeks to satisfy the conditions and approval criteria, from a normative and structural point of view, regarding the fundamental parameters of the load application methodology present in ABNT NBR 6091 of 2015 required by CONTRAN Resolution nº. 445 of 2013 and European Regulation UNECE - R14 of 2010. In this process, when is compared to the MEF, the physical model showed a smaller distance from the backrest in relation to the origin, which did not demonstrate structural and/or mechanical failures in the procedure test. It is worth mentioning that the results obtained show a variation of 16,80% between methods, thus, for loads applied in a similar way in the pelvic region (58423 ± 200 N) and torso (4500 ± 200 N), it was noted that the numerical method was more conservative in terms of displacement (approximate 245,00 mm) when compared to the experimental one (210,00 ± 15 mm). Finally, the retractable mechanism connected to the set of seats fully complies with the conditions prescribed in the regulations, therefore, it can be made available in the catalog of components of the Marcopolo group. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.titleAnálise estrutural de uma poltrona rebatível aplicada em um ônibus rodoviáriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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