• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise numérica e experimental dos efeitos da deflexão da asa em uma aeronave da competição SAE Aerodesign

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Bruno Girardello.pdf (2.357Mb)
Data
2021-12-13
Autor
Girardello, Bruno
Orientador
Grison, Vagner
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho visa compreender a influência da deflexão asa provocada pelos carregamentos aerodinâmicos, e esses como são afetados pela deformação da superfície aerodinâmica. Para o estudo foi utilizada a asa projetada pela equipe Aerosul no ano de 2021 para a participação da competição SAE Aerodesign, com o intuito da definição de um critério da deflexão na ponta da asa. Para essa análise foi desenvolvido um mecanismo junto ao túnel de vento localizado na Universidade de Caxias do Sul para os testes, com a finalidade da medição das forças aerodinâmicas de modelos impressos em escala reduzida. Juntamente ao mecanismo, foram propostos três modelos de turbulências que foram simulados com geometria que representa a condição experimental realizada. Após a seleção do modelo de turbulência foram criadas geometrias utilizando o software SolidWorks, ao qual foram atribuídos valores de deflexão na ponta da asa como referência. Utilizando as condições de voo da equipe na competição foram feitas simulações utilizando o software ANSYS Fluent para todas as condições propostas e utilizando a asa sem deflexão para se ter um parâmetro. Com isso foi possível observar a perca de eficiência aerodinâmica em 7, 11 e 13% para as deflexões de 73,25; 146,50 e 219,17mm, respectivamente, para uma aeronave de 1928mm de envergadura. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10898
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [308]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV