• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Franciele Cettolin.pdf (2.471Mb)
Data
2016-01-27
Autor
Cettolin, Franciele
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O corpus deste trabalho trata do ensino da Música na escola aliado ao ensino da História, uma vez que ambos, como componentes do sistema nacional de ensino, têm sido temas recorrentes nos debates tanto acadêmicos como no âmbito da educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996, recomenda o trabalhado com temas transversais e sugere metodologias diversas que almejam abranger os problemas educacionais e amparar o multiculturalismo presente no meio escolar e comunitário. Neste sentido, a pesquisa propõe problematizar o não cumprimento da Lei nº 11.769/2008 que trata sobre a obrigatoriedade da música na educação básica, se constituindo como provocadora de debates e ponderações acerca do ensino de Música, História e questões interdisciplinares entre ambas. Tendo por base o resultado de entrevistas aplicadas junto a professores de história de escolas públicas, municipais e estaduais, de Caxias do Sul, pretende ainda avaliar o material didático e pedagógico existente sobre o assunto e as consequentes práticas dos professores em sala de aula. A partir disto, almejou-se construir um material acessível e de apoio ao professor que pretende trabalhar com a Música nas aulas de História, além do que já é proposto, de forma a considerar o sublime. A metodologia utilizada baseou-se na revisão bibliográfica com ênfase na história cultural proposta por Roger Chartier, juntamente com as entrevistas que compuseram uma análise, sobretudo, qualitativa dos dados, além de todo campo bibliográfico visitado a respeito do ensino das disciplinas em questão. Por fim, concluiu-se que a Música oferece amparo para a formação do educando uma vez que a proximidade da mesma com o seu dia a dia permite relações que ultrapassam as questões puramente teóricas, possibilitando através da leitura de vários signos musicais, interpretações nos mais diversos campos do saber, principalmente na área de ciências humanas e em particular, no ensino de História, significando a consciência de si e do outro.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1092
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV