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dc.contributor.advisorLhullier, Cristina
dc.contributor.authorPaludo, Marina Fochesato
dc.contributor.otherCarpena, Maria Elisa Fontana
dc.contributor.otherBohm, Verônica
dc.date.accessioned2022-09-05T15:23:45Z
dc.date.available2022-09-05T15:23:45Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.date.submitted2022-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10930
dc.descriptionO fear of missing out (FOMO) é caracterizado como o medo de perder eventos e/ou oportunidades que ocorrem de modo concomitante na vida on-line ou offline de uma pessoa. A relação dessa vivência emocional com o uso das redes sociais digitais tem sido relatada na literatura científica contemporânea, juntamente com a presença de sentimentos de angústia e desvalorização de si mesmo. Este trabalho de conclusão de curso visa identificar possíveis relações entre os fenômenos do FOMO e da comparação social no desenvolvimento de crenças disfuncionais no contexto das redes sociais digitais. A revisão da literatura estruturou-se com base nos objetivos específicos, a saber: caracterizar o fenômeno do FOMO; conceituar comparação social na perspectiva da psicologia social norte-americana; descrever o conceito de crenças nucleares disfuncionais da teoria cognitiva; apresentar breve panorama histórico e social das redes sociais digitais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Como fontes, foram utilizados 23 vídeos, disponíveis na plataforma YouTube, tendo como conteúdo principal o conceito de FOMO, publicados entre os anos de 2012 a 2021. Os conteúdos dos vídeos foram organizados em uma ficha de coleta de informações. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Laville e Dionne, seguindo um modelo de categorização mista na construção iterativa de uma explicação. Foram elaboradas cinco categorias, a saber: Definição de FOMO; Comportamentos, Emoções e Pensamentos Associados à Experiência do FOMO; Comparação Social e o FOMO; Estratégias para Reduzir o FOMO; Outros Aspectos do Conteúdo do Vídeo Relacionados à Experiência do FOMO. Os resultados apontam aspectos semelhantes aos estudos anteriores sobre a definição do FOMO e a relação do FOMO com a comparação social. Além de alguns comportamentos, emoções e sentimentos característicos FOMO e formas de ameniza-lo. Ainda sinalizam alguns aspectos das redes sociais e questões atreladas a origem do FOMO. O trabalho aponta para uma possível associação entre o FOMO e a comparação social nas redes sociais digitais; e uma relação entre o FOMO e as crenças nucleares disfuncionais. O FOMO, pode estar atrelado as necessidades sociais básicas dos seres humanos, selecionadas evolutivamente. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectMedo de perderpt_BR
dc.subjectRedes sociais - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleFOMO, comparação social e crenças disfuncionais no contexto das redes sociais digitaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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