• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Editora da Universidade
  • Educação e Ensino
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Editora da Universidade
  • Educação e Ensino
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação permanente e continuada Volume 1

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Capa.jpg (76.66Kb)
Data
2022-10-14
Autor
Rosa, Geraldo Antonio da
Corteline, Valdete Gusberti
Orientador
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este livro discorre sobre a educação permanente e continuada, que se constitui em um diálogo entre atores do cotidiano escolar, fundamentado nos critérios de mediação propostos por Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014), desloca-se entre o pensamento de Paulo Freire (2015) e de Michel Foucault (2006, 2016, 2018), apresentando possibilidades para compreender a ação pedagógica como autonomia ou como controle biopolítico. A caminhada reflexiva busca analisar os movimentos de poder, entre a autonomia e o controle biopolítico, que se manifestam no desenvolvimento da educação permanente e continuada com docentes, pedagogos e gestores, voltada à reflexão sobre as concepções da construção histórica de verdade, de poder-saber e sujeito, nas relações do cotidiano escolar, estabelecendo diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Esse deslocamento, evidenciado no "nó" pedagógico do cotidiano escolar, possibilita o pensar, de acordo com Tardif (2012), visualizando brechas e espaços, visíveis e ocultos, para refletir todo o contexto escolar, fazendo-se análises da formação docente ao longo da vida pessoal, acadêmica e profissional, através das ressonâncias do constituir-se educador na reflexividade da prática pedagógica, conforme nos propõe António Nóvoa (1992, 1999), dando-nos o suporte para analisar os conceitos de poder-saber, de verdade e de sujeito nas concepções de teóricos da contemporaneidade, refletindo 18 deslocamentos conceituais das concepções de poder, de saber, de verdade e de sujeito, no movimento do "nó" pedagógico, entre a autonomia e o controle biopolítico, no cotidiano escolar.
URI
https://ucs.br/educs/livro/educacao-permanente-e-continuada-volume-1/
Collections
  • Educação e Ensino [83]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV